Buscar

A iridologia ou Íridiagnose é uma ciência que permite identificar aspectos físicos, emocionais e mentais por meio da observação da íris. Segundo a ...

A iridologia ou Íridiagnose é uma ciência que permite identificar aspectos físicos, emocionais e mentais por meio da observação da íris. Segundo a teoria, a íris do olho é uma extensão do cérebro, abundantemente dotada de terminais nervosos, minúsculos capilares sanguíneos e outros tecidos especializados. Além disso, ela está conectada com todos os órgãos e tecidos do corpo, via tálamo óptico e sistema nervoso, transformando-se em uma “tela de televisão” que evidencia as condições orgânicas mais remotas do nosso organismo, por meio das mudanças do refluxo neurológico no estroma e nas fibras da íris.

 

Fonte: SALLES, L. F.; SILVA, M. J. P. DA. A identificação da ansiedade por meio da análise da íris: uma possibilidade. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 33, n. 1, p. 26-31, 2012

 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado e as estruturas anatômicas do olho humano, avalie as afirmações a seguir:


​I. Para a iridologia, existe uma comunicação direta do sistema nervoso central (SNC) e do sistema nervoso autônomo (SNA) com os órgãos e tecidos corporais, por meio do gânglio ciliar e da cadeia simpática. 

II. De acordo com a iridologia, qualquer alteração orgânica irá projetar, via sistema nervoso, uma anomalia na textura e na cor da íris na área de representação de cada órgão e região, por meio do mapa iridológico.

III. A primeira camada da íris é denominada epitélio anterior, é uma membrana branca, gelatinosa e transparente, sendo a camada mais profunda, na qual ficam registrados o grau de disfunção ou doença no organismo do paciente.

IV. A terceira camada da íris corresponde a uma capa limitante, constituída pelo músculo dilatador da pupila, que fica situada na parte mais interna da pupila e responde à estimulação do sistema nervoso simpático pelo músculo constritor da pupila, que está situado mais externamente e que responde ao estímulo do sistema nervoso parassimpático.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e IV, apenas.


Alternativa 2:


II e III, apenas.


Alternativa 3:


III e IV, apenas.


Alternativa 4:


I, II e IV, apenas.


Alternativa 5:


II, III e IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais