Buscar

Todo dia, duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram...

Todo dia, duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.

 



 

A partir do texto acima e dos conhecimentos do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A língua, quando excede a concepção exclusivamente estruturalista, implica em características que impossibilitam a formação de uma memória coletiva, do jeito de falar ou da adesão a um grupo.

 

PORQUE

 

II. Há uma unanimidade entre os linguistas que consideram que a língua seja imutável, uma vez que ela ignora as evoluções históricas e sociais de suas constituições internas e sistematizadas.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:


As asserções I e II são falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as asserções apresentadas: I. A língua, quando excede a concepção exclusivamente estruturalista, implica em características que impossibilitam a formação de uma memória coletiva, do jeito de falar ou da adesão a um grupo. II. Há uma unanimidade entre os linguistas que consideram que a língua seja imutável, uma vez que ela ignora as evoluções históricas e sociais de suas constituições internas e sistematizadas. Agora, vamos avaliar a relação proposta entre elas: A asserção I afirma que a língua, ao ultrapassar a visão estruturalista, pode impedir a formação de uma memória coletiva ou identificação com um grupo. Já a asserção II sugere que os linguistas concordam que a língua é imutável, ignorando suas evoluções históricas e sociais. Com base no texto fornecido e nos conhecimentos do Livro Digital, podemos concluir que a asserção I é verdadeira, pois a língua vai além da estrutura e influencia a formação de memória coletiva e identidade cultural. Por outro lado, a asserção II é falsa, pois os linguistas reconhecem que a língua é dinâmica e está sujeita a mudanças históricas e sociais. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais