Buscar

A probabilidade condicional se trata da probabilidade de ocorrência de um evento B que interfere na probabilidade de ocorrência de um evento A, en...

A probabilidade condicional se trata da probabilidade de ocorrência de um evento B que interfere na probabilidade de ocorrência de um evento A, então, dizemos que a probabilidade de A está condicionada à probabilidade de B e representamos por P(A|B). Lê-se: probabilidade de A dado B. Observe o exemplo: foi realizada uma pesquisa sobre o número de crianças que adoeceram no último mês em um determinado bairro. Assim, obteve-se que: 35% das crianças que adoeceram ficaram gripadas, 25% tiveram dengue e 10% tiveram dengue e ficaram gripadas. Fonte: CHATALOV, R. C. Bioestatística. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 150. Com base nas informações apresentadas sobre probabilidade, analise as afirmativas a seguir. I. A probabilidade, em situações como a do exemplo, não devem ser calculadas. II. A probabilidade de sortearmos uma criança que ficou gripada e teve dengue entre as crianças gripadas é chamada de probabilidade condicional. III. A probabilidade de sortearmos uma criança que ficou gripada e teve dengue entre as crianças que tiveram dengue é de: p(A|B) = 10%/25% = 0,1/0,25 = 0,4 = 40%. IV. A probabilidade de sortearmos uma criança gripada e que teve dengue entre as crianças gripadas é dada pela fórmula: p(A|B) = 10%/35% = 0,1/0,35 = 0,2857 ou 28,57%. É correto o que se afirma em:

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a IV: "A probabilidade de sortearmos uma criança gripada e que teve dengue entre as crianças gripadas é dada pela fórmula: p(A|B) = 10%/35% = 0,1/0,35 = 0,2857 ou 28,57%." Isso porque a probabilidade condicional é a probabilidade de um evento A ocorrer, dado que outro evento B já ocorreu. No exemplo apresentado, o evento A é "criança gripada e que teve dengue" e o evento B é "criança gripada". Portanto, a probabilidade condicional de A dado B é a probabilidade de sortearmos uma criança gripada e que teve dengue entre as crianças gripadas, que é de 28,57%. As outras afirmativas estão incorretas.

1
Dislike0
User badge image

Eladio wensing mai

As afirmativas II e IV estão corretas. A probabilidade condicional é calculada exatamente dessa maneira, levando em consideração a relação entre os eventos A e B. Já a probabilidade de sortear uma criança que ficou gripada e teve dengue entre as crianças gripadas e entre as crianças que tiveram dengue são diferentes, como calculado nas afirmativas. Portanto, a resposta correta é:


II e IV.


0
Dislike0
User badge image

Eladio wensing mai

II, III e IV, apenas. Corrigido pelo ava

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais