Buscar

A norma ABNT NBR 6118:2014 prevê dois estados limites: os estados limites últimos (ELU) e os estados limites de serviço (ELS). De acordo com a norm...

A norma ABNT NBR 6118:2014 prevê dois estados limites: os estados limites últimos (ELU) e os estados limites de serviço (ELS). De acordo com a norma de ações e segurança nas estruturas, a ABNT NBR 8681:2003, os estados limites de uma estrutura são definidos como estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às finalidades da construção.


Sobre os estados limites, analise as afirmações a seguir.


I. Em projetos de estruturas de concreto armado, usualmente todos os elementos são dimensionados no estado limite de serviço e depois verificados em cada um dos estados limites últimos.


II. O estado limite de serviço é sempre caracterizado pela ruína ou o esgotamento da capacidade resistente.


III. Os estados limites últimos, por sua vez, procuram retratar o “dia a dia” de uma estrutura, isto é, o seu comportamento perante a utilização da obra.


IV. O estado limite último trata-se de uma situação que se espera que uma estrutura nunca atinja, tanto é que são usados diversos coeficientes de segurança. As resistências dos materiais são minoradas e os esforços solicitantes majorados.


V. Através das diversas verificações dos estados limites de serviço, procura-se assegurar, em média, que o comportamento real das peças que compõem a estrutura seja adequado, isto é, dentro de limites sensoriais e funcionais aceitáveis.

 

É correto o que se afirma em

A) 

III, IV e V, apenas.

B) 

II, III e IV, apenas.

C) 

I, II e III, apenas.

D) 

IV e V, apenas.

E) 

I e II, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A norma ABNT NBR 6118:2014 prevê dois estados limites: os estados limites últimos (ELU) e os estados limites de serviço (ELS). De acordo com a norma de ações e segurança nas estruturas, a ABNT NBR 8681:2003, os estados limites de uma estrutura são definidos como estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às finalidades da construção. Sobre os estados limites, analisando as afirmações: I. Em projetos de estruturas de concreto armado, usualmente todos os elementos são dimensionados no estado limite de serviço e depois verificados em cada um dos estados limites últimos. - Correto II. O estado limite de serviço é sempre caracterizado pela ruína ou o esgotamento da capacidade resistente. - Incorreto, o estado limite de serviço não é caracterizado pela ruína ou esgotamento da capacidade resistente. III. Os estados limites últimos, por sua vez, procuram retratar o “dia a dia” de uma estrutura, isto é, o seu comportamento perante a utilização da obra. - Incorreto, os estados limites últimos não retratam o "dia a dia" de uma estrutura. IV. O estado limite último trata-se de uma situação que se espera que uma estrutura nunca atinja, tanto é que são usados diversos coeficientes de segurança. As resistências dos materiais são minoradas e os esforços solicitantes majorados. - Correto V. Através das diversas verificações dos estados limites de serviço, procura-se assegurar, em média, que o comportamento real das peças que compõem a estrutura seja adequado, isto é, dentro de limites sensoriais e funcionais aceitáveis. - Incorreto, as verificações dos estados limites de serviço não buscam assegurar o comportamento real das peças. Portanto, a resposta correta é: A) III, IV e V, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais