Buscar

Questão 2 (0,5 ponto) Durante a avaliação do tórax, o fisioterapeuta deve sempre respeitar itens importantes na sua ficha, assim como traçar um rac...

Questão 2 (0,5 ponto) Durante a avaliação do tórax, o fisioterapeuta deve sempre respeitar itens importantes na sua ficha, assim como traçar um raciocínio lógico para nortear uma conduta clínica adequada e segura aos pacientes, principalmente os pneumopatas. Um ponto dessa ficha é a avaliação da INSPEÇÃO ESTÁTICA, dentro da qual, existe a avaliação dos TIPOS DE TÓRAX (figura). Sobre esse item avaliativo, marque a alternativa correta.

A) Tórax em Tonel: a parede anterior perde a sua convexidade normal, reduzindo o diâmetro antero-posterior. A inclinação anterior das costelas aumenta, os espaços intercostais se reduzem. As clavículas ficam mais nítidas e salientes e as fossas supra e infra claviculares mais profundas. A musculatura é pouco desenvolvida, razão pela qual as escápulas estão mais baixas, afastando-se do tórax, caracterizando os tórax alados, comuns em longelíneo.
B) Tórax Chato: aumento exagerado do diâmetro antero-posterior, horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal. A causa mais comum para esse tipo de tórax é o enfisema pulmonar, no entanto, pode não ser patológico em pessoas idosas saudáveis.
C) Tórax Infundibuliforme (pectus excavatum): depressão na parte inferior do esterno e região epigástrica de natureza congênita. Na radiografia, aparece o contorno do átrio direito borrado, sugerindo erroneamente o comprometimento do lobo médio. O raquitismo é a principal causa desse tipo de tórax.
D) Tórax Cifótico: esterno proeminente e as costelas horizontalizadas, resultando num tórax semelhante ao das aves (tórax de pombo), de natureza congênita ou adquirida devido raquitismo na infância.
E) Tórax Cariniforme: excesso da curvatura antero-posterior da coluna dorsal de origem congênita ou resultante de postura defeituosa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Tórax Chato: aumento exagerado do diâmetro antero-posterior, horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal. A causa mais comum para esse tipo de tórax é o enfisema pulmonar, no entanto, pode não ser patológico em pessoas idosas saudáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais