Buscar

Três amigas, Amanda, Bianca e Cristina, se inscreveram para participarem do Big Brother Brasil 2020. Os responsáveis por este programa entraram em ...

Três amigas, Amanda, Bianca e Cristina, se inscreveram para participarem do Big Brother Brasil 2020. Os responsáveis por este programa entraram em contato com as candidatas, para convidá-las ou dispensá-las.

Uma jornalista de fofoca, querendo notícias para aumentar a audiência do seu programa, conversou com essas três amigas, e logo após fez a famosa pergunta a cada uma delas:

“Você foi convidada para participar do Big Brother Brasil 2020?”

 

Obteve os seguintes depoimentos:

 

  • Amanda: Eu não fui convidada, mas Cristina foi.   
  • Bianca: Se Amanda foi convidada, então Cristina não foi.
  • Cristina: Eu não fui convidada, mas pelo menos uma das outras foi.

Baseado nas declarações dessas três amigas e no conhecimento de lógica das proposições, quando apenas Bianca foi convidada, quem mentiu ?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, podemos analisar as declarações das três amigas e determinar quem mentiu. A declaração de Amanda implica que Cristina foi convidada. A declaração de Bianca implica que se Amanda foi convidada, então Cristina não foi. A declaração de Cristina implica que pelo menos uma das outras foi convidada. Se apenas Bianca foi convidada, então Amanda mentiu, pois ela afirmou que Cristina foi convidada, o que não é verdade. Portanto, Amanda mentiu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais