Buscar

Sobre os embargos de declaração é correto afirmar que: Visam a reforma ou invalidação, isto é, o rejulgamento de qualquer decisão que contenha víc...

Sobre os embargos de declaração é correto afirmar que:

Visam a reforma ou invalidação, isto é, o rejulgamento de qualquer decisão que contenha vícios de embargabilidade.
Não dependem de preparo e, por essa razão, devem ser entendidos como espécie de recurso gratuito. A gratuidade intrínseca aos aclaratórios dispensa, inclusive, o pagamento da multa imposta aos embargos protelatórios como condição para a interposição dos outros recursos. O recolhimento da multa dar-se-á ao final do processo.
Os embargos de declaração que tenham o propósito claro e específico de promover o prequestionamento da decisão embargada são protelatórios, conforme entendimento pacífico do Superior Tribunal de Justiça.
Jamais poderão ser recebidos como agravo interno, mesmo que isso decorra da aplicação do princípio da fungibilidade recursal.
São dotados de efeito interruptivo, o que na prática faz com que cesse a fluência de qualquer outro prazo recursal, para qualquer das partes do processo, mesmo para quem não haja embargado. Com a oposição dos aclaratórios fica obstada a formação da coisa julgada.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios
6 pág.

Processo Civil03 Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está compartilhando um trecho extenso sobre embargos de declaração. Como a pergunta não está clara, não consigo responder. Se puder reformular a pergunta de forma mais direta, ficarei feliz em ajudar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais