Logo Passei Direto
Buscar

Nas palavras de Saviani (2000, p. 1):

Dou apenas um exemplo: o ano letivo começa em fevereiro e logo temos a semana do índio, a semana santa, a semana das mães, semana do folclore, as festas juninas, em agosto vem à semana do soldado, depois a semana da Pátria, a semana da árvore, os jogos da primavera, semana da criança, festa do professor, do funcionário público, semana da asa, semana da República, festa da bandeira, e nesse momento já chegamos ao final de novembro. O ano letivo se encerra e estamos diante da seguinte constatação: fez-se tudo na escola; encontrou-se tempo para toda espécie de comemoração, mas muito pouco tempo foi destinado ao processo de transmissão-assimilação de conhecimentos sistematizados. Mas, pode-se perguntar: qual é o problema? Se tudo é currículo, se tudo o que a escola faz é importante, se tudo concorre para o crescimento e aprendizagem dos alunos, então tudo o que faz é válido e a escola não deixou de cumprir sua função educativa. No entanto, o que se constata é que, de semana em semana, de comemoração em comemoração a verdade é que a escola perdeu de vista a sua atividade nuclear que é a de propiciar aos alunos a aquisição dos instrumentos de acesso ao saber elaborado.

Saviani está com essa afirmação:

I ? Considerando a necessidade intrínseca de realizar comemorações sistemáticas na escola.

II ? Considerando a importância de usar as comemorações como disparadoras para debates em sala de aula considerando o currículo oculto.

III ? Perde-se, muito tempo com atividades descontextualizadas, por exemplo, as diversas comemorações realizadas durante o ano letivo, que seguem desde o carnaval até as festas natalinas.


Está(ão) correta(s):

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • II, apenas.
  • III, apenas.
  • I e II, apenas.
  • I, II, II.
  • I e III, apenas.


User badge image
VALDEMIRA COÊLHO MELLO Escola Ipu-ce

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - Considerando a necessidade intrínseca de realizar comemorações sistemáticas na escola. Essa afirmação não está correta, pois Saviani critica a quantidade de comemorações em detrimento do aprendizado sistematizado, sugerindo que a escola não deve focar apenas em comemorações. II - Considerando a importância de usar as comemorações como disparadoras para debates em sala de aula considerando o currículo oculto. Essa afirmação pode ser considerada correta, pois Saviani menciona que as comemorações podem ter um papel, mas não é o foco principal do seu argumento. III - Perde-se muito tempo com atividades descontextualizadas, por exemplo, as diversas comemorações realizadas durante o ano letivo, que seguem desde o carnaval até as festas natalinas. Essa afirmação está correta, pois reflete a crítica de Saviani sobre a perda de tempo com atividades que não contribuem para a transmissão de conhecimentos sistematizados. Agora, vamos ver quais alternativas estão corretas: - II, apenas. (Correta) - III, apenas. (Correta) - I e II, apenas. (Incorreta) - I, II, III. (Incorreta) - I e III, apenas. (Incorreta) As afirmações II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: II e III, apenas. Como essa opção não está listada, a melhor escolha entre as opções apresentadas é III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmações de Saviani, a alternativa correta é: "I e III, apenas." Isso porque Saviani destaca a perda de tempo com atividades descontextualizadas, como as diversas comemorações realizadas durante o ano letivo, e também considera a necessidade intrínseca de realizar comemorações sistemáticas na escola.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Muitas são as indagações dos seres humanos acerca da sociedade em que vivem, ou mesmo dos indivíduos. As inquietações nos levam a pensar, pois pensar é um ato social e político. A Filosofia também possibilita ao homem pensar nessas questões, contudo, o pensar filosófico tem características que o diferem das outras formas de pensar. Assinale a alternativa que contém uma característica do pensamento filosófico:


São diferentes, porque a base teórica os difere, os fundamentos da sociologia assentam-se na prática e dinâmica social e a filosofia, nas reflexões.


O pensamento filosófico é o pensamento da negação, enquanto o pensamento sociológico, ou político, é o pensamento de afirmação.


É a condição da própria Filosofia que remonta à antiguidade e se apoia nos pensamentos de Sócrates.


Saber fazer boas perguntas, porque o pensamento filosófico requer questionar sempre, mesmo que não chegue a nenhuma conclusão.


O fato de não acatar os conceitos sem buscar o sentido desse. Daí essa forma de pensar busca a consciência.

Assinale a alternativa que contém o autor da seguinte afirmativa: “Ao afirmar que o ‘ludus’ latino não é idêntico ao brincar francês, ____________ explica que diferentes culturas, em função de suas analogias é que irão definir e construir um sentido daquilo que, segundo as determinações de sua cultura, é ou não entendido como jogo.” Escolha uma opção: a. Paulo Freire. b. Maria Montessori. c. Gilles Brougére. d. Henry Wallon. e. Lev Vygotsky.

Mais conteúdos dessa disciplina