Buscar

2) Obrigação Propter Rem A expressão "obrigação propter rem" é uma expressão jurídica em latim que pode ser traduzida como "obrigação em razão da c...

2) Obrigação Propter Rem
A expressão "obrigação propter rem" é uma expressão jurídica em latim que pode ser traduzida como "obrigação em razão da coisa". Trata-se de uma categoria de obrigações que decorrem da titularidade ou posse de um bem específico.
No direito civil, a obrigação propter rem é uma obrigação que recai diretamente sobre um bem, independentemente da pessoa que o possua. Ou seja, a obrigação é vinculada ao bem em si, e não ao sujeito que detém a sua titularidade ou posse. Um exemplo comum de obrigação propter rem é o pagamento de taxas condominiais. Quando uma pessoa adquire um imóvel pertencente a um condomínio, ela assume a obrigação de contribuir financeiramente para as despesas comuns do condomínio. Essa obrigação decorre da relação com a propriedade do imóvel, ou seja, é vinculada à coisa. Dessa forma, se o titular do imóvel não cumprir com essa obrigação, o condomínio poderá buscar o pagamento das taxas atrasadas e demais sanções legais diretamente vinculadas ao imóvel, podendo alcançar inclusive a possibilidade de levar o imóvel à penhora e leilão judicial.
Portanto, a obrigação propter rem é uma forma de obrigatoriedade que é imposta ao proprietário de um bem em virtude do vínculo jurídico com a coisa em si, expandindo-se além das pessoas envolvidas na relação contratual tradicional.

Essa pergunta também está no material:

Apostila de direito das obrigações
5 pág.

Direito Civil V Faculdade Serra da MesaFaculdade Serra da Mesa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A expressão "obrigação propter rem" é uma expressão jurídica em latim que pode ser traduzida como "obrigação em razão da coisa". Trata-se de uma categoria de obrigações que decorrem da titularidade ou posse de um bem específico. No direito civil, a obrigação propter rem é uma obrigação que recai diretamente sobre um bem, independentemente da pessoa que o possua. Ou seja, a obrigação é vinculada ao bem em si, e não ao sujeito que detém a sua titularidade ou posse. Um exemplo comum de obrigação propter rem é o pagamento de taxas condominiais. Quando uma pessoa adquire um imóvel pertencente a um condomínio, ela assume a obrigação de contribuir financeiramente para as despesas comuns do condomínio. Essa obrigação decorre da relação com a propriedade do imóvel, ou seja, é vinculada à coisa. Dessa forma, se o titular do imóvel não cumprir com essa obrigação, o condomínio poderá buscar o pagamento das taxas atrasadas e demais sanções legais diretamente vinculadas ao imóvel, podendo alcançar inclusive a possibilidade de levar o imóvel à penhora e leilão judicial. Portanto, a obrigação propter rem é uma forma de obrigatoriedade que é imposta ao proprietário de um bem em virtude do vínculo jurídico com a coisa em si, expandindo-se além das pessoas envolvidas na relação contratual tradicional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais