Logo Passei Direto
Buscar

Português

UNICESUMAR EAD
A partir do que vimos no material teórico da unidade, assinale a única alternativa INCORRETA, em relação à variação no uso da língua: 1) A escrita está ligada ao registro formal da língua e a fala ao registro informal. 2) Podemos falar em graus nos registros de formalidade e informalidade tanto para a fala quanto para a escrita. 3) Há duas modalidades no uso da língua: a fala e a escrita. 4) Em relação às variações, o uso da língua pode ocorrer em dois níveis: o coloquial e o culto. 5) Quem pratica a língua em nível coloquial não fala de forma errada, apenas fala de acordo com o meio em que vive ou com a situação comunicativa em que se encontra.
User badge image
Irineu Pereira De Lima

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A alternativa INCORRETA é a 1) "A escrita está ligada ao registro formal da língua e a fala ao registro informal." Essa afirmação é simplista, pois tanto a fala quanto a escrita podem variar em formalidade e informalidade, dependendo do contexto e da situação comunicativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é a número 5: "Quem pratica a língua em nível coloquial não fala de forma errada, apenas fala de acordo com o meio em que vive ou com a situação comunicativa em que se encontra." Essa afirmação não é verdadeira, pois não é correto afirmar que o uso coloquial da língua não pode conter erros gramaticais ou de pronúncia. O uso coloquial pode ser adequado em determinados contextos, mas isso não significa que não possa conter erros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia com atenção as assertivas a seguir, que tratam a respeito de algumas especificidades quanto ao uso da língua em relação às modalidades da fala e da escrita, analisando-as como verdadeira (V) ou Falsa (F):



I - Em relação ao uso da língua e ao processamento da fala em situações comunicativas face a face, a acentuação (relevo de sílaba ou sílabas), a entoação (melodia da frase), as pausas (intervalos significativos no decorrer do discurso), além da possibilidade de gestos, olhares, piscadas, conferem a essa modalidade um caráter expressivo mais espontâneo, estando ela também mais sujeita a transformações no léxico e a evoluções mais rápidas em suas formas de dizer.


II - É válido dizer que a fala sempre faz uso da língua no nível coloquial e no registro informal e a escrita opera no nível culto e no registro formal, por isso, não é aceitável a utilização de gírias e abreviações na modalidade escrita.


III - Na fala, mesmo em situações informais, não é comum surgirem truncamentos, cortes, repetições, titubeios e problemas de concordância. Por isso, não temos que repetir informações para explicar ou resolver dúvidas do interlocutor.



IV - A modalidade escrita, quanto ao uso e ao processamento de textos, exige do produtor mais planejamento na elaboração, além de outros recursos para marcar a expressividade, como o uso da pontuação e de diferentes marcas gráficas, como tipos de letras, negritos, itálico etc..




Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, em relação à análise das assertivas:

Leia o texto a seguir, com atenção, para responder à questão: Oito Anos Por que você é Flamengo E meu pai Botafogo O que significa "impávido colosso"? Por que os ossos doem Enquanto a gente dorme Por que os dentes caem Por onde os filhos saem? Por que os dedos murcham Quando estou no banho Por que as ruas enchem Quando está chovendo Quanto é mil trilhões Vezes infinito Quem é Jesus Cristo Onde estão meus primos Well, well, well Gabriel... Por que o fogo queima Por que a lua é branca Por que a terra roda Por que deitar agora Por que as cobras matam Por que o vidro embaça Por que você se pinta Por que o tempo passa Por que a gente espirra Por que as unhas crescem Por que o sangue corre Por que a gente morre Do que é feita a nuvem Do que é feita a neve Como é que se escreve Réveillon (Letra da canção Oito Anos – Paula Toller/Dunga. CD Partimpim, de Adriana Calcanhoto, São Paulo, 2004.) Em relação à coerência, podemos afirmar sobre o texto que lemos que:

a. é um conjunto de frases interrogativas sem ligação entre si que não estabelecem uma unidade de sentido.
b. para estabelecer a coerência no texto, precisamos fazer a relação entre as frases interrogativas e o título “oito anos”.
c. se trata de um texto incoerente, pois viola a metarregra de relação de Charolles.
d. para estabelecer a coerência no texto, precisamos fazer a relação entre as frases interrogativas e o título “oito anos”, além de utilizar um conhecimento prévio de que a letra da canção é constituída por uma lista das perguntas que Gabriel, filho de Paula Toller, fazia a ela quando tinha oito anos.
e. se trata de um texto que não apresenta nenhum mecanismo linguístico que auxilie a criar uma unidade de sentido e por isso mesmo é incoerente.

Mais conteúdos dessa disciplina