Buscar

8. O aviso prévio é um direito social garantido ao trabalhador pela Constituição Federal. Embora a Constituição Federal tenha se preocupado em prot...

8. O aviso prévio é um direito social garantido ao trabalhador pela Constituição Federal. Embora a Constituição Federal tenha se preocupado em proteger o empregado, sabe-se que tanto empregado quanto empregador deverão oportunizar o aviso prévio. Quanto à garantia instituída ao aviso prévio que fazem referência a esta previsão legal, analise as afirmativas a seguir:
I- O aviso prévio não é necessário em casos de contratos de trabalho estabelecidos por tempo determinado.
II- O aviso prévio é necessário nos casos de rescisão indireta.
III- Se, durante o período do aviso prévio, o empregado cometer falta grave, como o ato lesivo à honra contra superiores hierárquicos, perderá o direito de receber o salário a título do aviso prévio, além de todas as verbas indenizatórias pela rescisão contratual.
IV- O aviso prévio deve ser de, no mínimo, 30 dias para todo e qualquer trabalhador, mais três dias por ano completo trabalhado na empresa, limitado a um máximo de 90 dias, podendo ser indenizado ou trabalhado.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova Final
4 pág.

Legislação Trabalhista e Previdenciária Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: I- O aviso prévio não é necessário em casos de contratos de trabalho estabelecidos por tempo determinado. Isso está incorreto. O aviso prévio é necessário em todos os tipos de contratos de trabalho, incluindo os estabelecidos por tempo determinado. II- O aviso prévio é necessário nos casos de rescisão indireta. Isso está correto. Nos casos de rescisão indireta, o aviso prévio é necessário. III- Se, durante o período do aviso prévio, o empregado cometer falta grave, como o ato lesivo à honra contra superiores hierárquicos, perderá o direito de receber o salário a título do aviso prévio, além de todas as verbas indenizatórias pela rescisão contratual. Isso está correto. Em caso de falta grave durante o aviso prévio, o empregado perde o direito ao salário do aviso prévio e às verbas indenizatórias. IV- O aviso prévio deve ser de, no mínimo, 30 dias para todo e qualquer trabalhador, mais três dias por ano completo trabalhado na empresa, limitado a um máximo de 90 dias, podendo ser indenizado ou trabalhado. Isso está correto. O aviso prévio deve ser de no mínimo 30 dias, podendo ser acrescido de três dias por ano completo trabalhado na empresa, limitado a 90 dias, e pode ser indenizado ou trabalhado. Portanto, a alternativa correta é: c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais