Buscar

Quanto às manifestações linguísticas que a literatura destinada às crianças e aos jovens apresenta, podemos destacar a fábula, o apólogo, o conto d...

Quanto às manifestações linguísticas que a literatura destinada às crianças e aos jovens apresenta, podemos destacar a fábula, o apólogo, o conto de fadas, o conto maravilhoso, a poesia, a lenda e o romance. Elas se diversificam na sua estrutura dependendo da natureza do tema, da intencionalidade, da matéria ficcional, entre outros. Neste contexto, avalie as seguintes afirmacoes: I. A fábula é uma narrativa normalmente breve que se encera em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias. Ex: leão / poder; raposa / astúcia e esperteza. II. O apólogo é uma narrativa breve, normalmente caracterizada pela presença de diálogos. Também encerra uma lição de sabedoria. No apólogo, são os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana. III. O conto de fada é uma narrativa bem longa, sempre transmitida de forma escrita, em que as personagens protagonistas dependem necessariamente da ajuda de uma fada, como o próprio nome descreve para vencer as personagens antagonistas que representam o mal. IV. A poesia é uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima) na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som, cujo objetivo é o de sugerir imagens, sensações ou sentimentos. Deve ser prazerosa. V. A lenda (do latim legenda, legere – ler) é uma forma narrativa antiga, geralmente longa baseada em conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, necessariamente baseados em fatos verídicos, na maioria das vezes tem uma autoria conhecida e é transmitida e conservada pela tradição escrita. Estão corretas as afirmações:
I. A fábula é uma narrativa normalmente breve que se encera em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias. Ex: leão / poder; raposa / astúcia e esperteza.
II. O apólogo é uma narrativa breve, normalmente caracterizada pela presença de diálogos. Também encerra uma lição de sabedoria. No apólogo, são os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana.
IV. A poesia é uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima) na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som, cujo objetivo é o de sugerir imagens, sensações ou sentimentos. Deve ser prazerosa.
a. I, IV, V.
b. Todas as alternativas estão certas.
c. I, II, III.
d. II, III, IV.
e. I, II, IV.

Essa pergunta também está no material:

Exercício 3 1
12 pág.

Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. A fábula é uma narrativa normalmente breve que se encerra em uma moral, tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias. Ex: leão / poder; raposa / astúcia e esperteza. - Correta. II. O apólogo é uma narrativa breve, normalmente caracterizada pela presença de diálogos. Também encerra uma lição de sabedoria. No apólogo, são os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana. - Correta. IV. A poesia é uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima) na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som, cujo objetivo é o de sugerir imagens, sensações ou sentimentos. Deve ser prazerosa. - Correta. Portanto, as afirmações corretas são I, II e IV, o que corresponde à opção: c. I, II, IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais