Buscar

A opção por eixos temáticos a partir de problematizações amplas é fruto do intenso debate curricular ocorrido no Brasil, na década de 1980, em diál...

A opção por eixos temáticos a partir de problematizações amplas é fruto do intenso debate curricular ocorrido no Brasil, na década de 1980, em diálogo com experiências europeias. É exemplar o debate ocorrido em torno da Proposta Curricular da SEE/Cenp no estado de São Paulo. Tal proposição constituía uma busca, uma resposta às críticas à estrutura curricular tradicional, que privilegiava a organização cronológica linear, por meio de fatos, marcos da história europeia integrados, quando possível, aos fatos/marcos da história da nação brasileira, sob o signo da ideologia do progresso.
I. Uma possibilidade de trabalhar o primeiro ciclo (História Local e do cotidiano) seria através das origens da cidade dos alunos, buscando observar elementos dessa origem no presente.
II. Uma possibilidade de trabalhar o segundo ciclo (História das Organizações Populacionais) seria através do processo de trazida dos africanos escravizados, e da vinda de imigrantes nos séculos XIX e XX.
III. Uma possibilidade de trabalhar o terceiro ciclo (História das relações sociais da cultura e do trabalho) seria através dos processos econômicos do Brasil ao longo de sua história.
É correto o que se afirma e
Resposta Selecionada: I e II, apenas.
Resposta Correta: I, II e III.
Feedback da resposta: Resposta incorreta, todos os conteúdos com o enfoque correto poderiam ser trabalhados em todos os ciclos, e todos os conteúdos estão diretamente relacionados com seus ciclos.

Essa pergunta também está no material:

Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está compartilhando um feedback sobre uma resposta selecionada em um questionário ou atividade. Se precisar de ajuda com alguma dúvida específica sobre o conteúdo, ficarei feliz em ajudar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais