Buscar

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos é a parte da garantia da qualidade que assegura que os produtos sejam consistentemente produzi...

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos é a parte da garantia da qualidade que assegura que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados em relação aos padrões de qualidade solicitados pelo registro sanitário do produto. Garantindo, assim, a máxima qualidade dos medicamentos produzidos, segurança no uso e eficácia terapêutica. Com relação às BPF de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A “Garantia da qualidade” é um conceito muito amplo e deve cobrir todos os aspectos que influenciam individual ou coletivamente a qualidade do produto.
B) O sistema de garantia da qualidade deve assegurar que os medicamentos sejam planejados e desenvolvidos observando além da BPF, também as boas práticas de laboratório e boas práticas clínicas.
C) Deve-se realizar o controle nos processos, validações e calibrações, bem como realizar todos os testes necessários de controle em matérias-primas, produtos intermediários e produtos a granel.
D) O cumprimento das BPF está orientado primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados somente pela realização de ensaios nos produtos acabados.
E) A autoinspeção e/ou auditoria interna de qualidade se faz desnecessário quando há observação de todos os aspectos que garantam a qualidade do produto.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Essa pergunta também está no material:

Controle de Qualidade Físico Químico com gabarito
4 pág.

Físico-química I Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) A “Garantia da qualidade” é um conceito muito amplo e deve cobrir todos os aspectos que influenciam individual ou coletivamente a qualidade do produto. - Esta afirmação está correta, pois a garantia da qualidade deve abranger todos os aspectos que influenciam a qualidade do produto. B) O sistema de garantia da qualidade deve assegurar que os medicamentos sejam planejados e desenvolvidos observando além da BPF, também as boas práticas de laboratório e boas práticas clínicas. - Esta afirmação está correta, pois o sistema de garantia da qualidade deve abranger não apenas as BPF, mas também as boas práticas de laboratório e clínicas. C) Deve-se realizar o controle nos processos, validações e calibrações, bem como realizar todos os testes necessários de controle em matérias-primas, produtos intermediários e produtos a granel. - Esta afirmação está correta, pois o controle nos processos, validações e calibrações, juntamente com os testes de controle, são parte das Boas Práticas de Fabricação. D) O cumprimento das BPF está orientado primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados somente pela realização de ensaios nos produtos acabados. - Esta afirmação está correta, pois as BPF visam principalmente a redução dos riscos inerentes à produção farmacêutica, que não podem ser detectados apenas pelos ensaios nos produtos acabados. E) A autoinspeção e/ou auditoria interna de qualidade se faz desnecessário quando há observação de todos os aspectos que garantam a qualidade do produto. - Esta afirmação está incorreta, pois a autoinspeção e a auditoria interna de qualidade são essenciais, independentemente da observação de todos os aspectos que garantam a qualidade do produto. Portanto, a alternativa incorreta é a letra E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais