Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos métodos espectrofotométricos e métodos espectrométricos, assinale a alternativa INCORRETA:

a. Em contraste com a grande quantidade picos observados na região do UV/Vis, o espectro na região do infravermelho fornece poucas bandas de absorção, gerando um conjunto de informações sobre a estrutura química da substância analisada.
b. A espectrometria de massas consiste na ionização da molécula em campo magnético, por feixe de elétrons, causando fragmentação da sua estrutura.
c. A espectrofotometria no infravermelho (IV) é uma técnica utilizada em grande escala para identificação de compostos, sendo um método sensível e rápido, permitindo detectar sua identidade por comparação com substâncias químicas padronizadas.
d. A espectrometria de massas é uma técnica analítica que visa identificar moléculas de interesse pela verificação da sua massa e caracterização da estrutura química.
e. A espectrofotometria no infravermelho pode ser utilizada para identificação e quantificação de substâncias, identificação de formas amorfas e cristalinas, entre outros.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: a. Em contraste com a grande quantidade de picos observados na região do UV/Vis, o espectro na região do infravermelho fornece poucas bandas de absorção, gerando um conjunto de informações sobre a estrutura química da substância analisada. - Esta afirmação está correta, pois realmente o infravermelho tende a apresentar menos picos em comparação ao UV/Vis. b. A espectrometria de massas consiste na ionização da molécula em campo magnético, por feixe de elétrons, causando fragmentação da sua estrutura. - Esta afirmação é INCORRETA. A espectrometria de massas envolve a ionização da molécula, mas não é feita em um campo magnético; a ionização geralmente ocorre por feixe de elétrons ou outras técnicas, e a fragmentação é uma parte do processo, mas não é a definição completa. c. A espectrofotometria no infravermelho (IV) é uma técnica utilizada em grande escala para identificação de compostos, sendo um método sensível e rápido, permitindo detectar sua identidade por comparação com substâncias químicas padronizadas. - Esta afirmação está correta. d. A espectrometria de massas é uma técnica analítica que visa identificar moléculas de interesse pela verificação da sua massa e caracterização da estrutura química. - Esta afirmação está correta. e. A espectrofotometria no infravermelho pode ser utilizada para identificação e quantificação de substâncias, identificação de formas amorfas e cristalinas, entre outros. - Esta afirmação está correta. Portanto, a alternativa INCORRETA é: b. A espectrometria de massas consiste na ionização da molécula em campo magnético, por feixe de elétrons, causando fragmentação da sua estrutura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é a letra a. Em contraste com a grande quantidade de picos observados na região do UV/Vis, o espectro na região do infravermelho fornece poucas bandas de absorção, gerando um conjunto de informações sobre a estrutura química da substância analisada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o disposto na RDC 166/2017, que dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providências, o parâmetro que pode ser avaliado em diferentes níveis como reprodutibilidade e repetibilidade, é:

a. Limite de quantificação.
b. Robustez.
c. Precisão.
d. Limite de detecção.
e. Exatidão.

Sobre equivalência farmacêutica, assinale a alternativa correta:
I. A equivalência farmacêutica é um termo aplicável a medicamentos genéricos e similares e corresponde à comprovação de que dois produtos são equivalentes quanto ao resultado dos testes in vitro.
II. Equivalentes farmacêuticos são medicamentos que possuem a mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e mesma quantidade da mesma substância ativa, isto é, mesmo sal ou éster da molécula terapêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos, desde que bem estabelecidos para a função destinada.
III. O estudo de equivalência farmacêutica destina-se à avaliação comparativa entre os medicamentos teste e o referência, e deve ser realizado utilizando substâncias químicas de referência, em

É (são) VERDADEIRO(s) o(s) item(s):
I. A validação é parte integrante da Garantia da Qualidade e envolve o estudo sistemático das instalações, sistemas e processos com o objetivo de determinar se os mesmos desempenham suas funções de forma adequada e consistente, conforme especificado. A validação que é realizada durante o estágio de desenvolvimento do produto é denominada:
II. Considerando o disposto na RDC 166/2017, que dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providências, o parâmetro que pode ser avaliado em diferentes níveis como reprodutibilidade e repetibilidade, é:
a. Limite de quantificação.
b. Robustez.
c. Precisão.
d. Limite de detecção.
e. Exatidão.
a. concorrente.
b. prospectiva.
c. simultânea.
d. retrospectiva.
e. paralela.

Considerando os ensaios que são realizados na forma farmacêutica cápsula (liberação imediata), marque a opção CORRETA.

a. teor, desintegração, dureza e uniformidade de conteúdo.
b. volume, dureza, desintegração e uniformidade de conteúdo.
c. aspecto, teor, dissolução e uniformidade de conteúdo.
d. teor, dissolução, dureza e uniformidade de conteúdo.
e. teor, dissolução, friabilidade e desintegração.

Com relação aos ensaios de qualidade para formas farmacêuticas sólidas, assinale a alternativa INCORRETA:

a. O teste consiste em pesar com exatidão um número determinado de comprimidos, submetê-los à ação do aparelho e retirá-los depois de efetuadas 100 rotações.
b. O teste de friabilidade é aplicável a comprimidos com e sem revestimento.
c. O aparelho (friabilômetro) consiste em um cilindro rotativo, com diâmetro e profundidade específicos, constituído de polímero sintético transparente, que gira em torno de seu eixo.
d. A cada volta do cilindro os comprimidos são recolhidos e levados para cima por uma projeção curva que se estende do centro à parede do cilindro, e caem repetidamente.
e. O teste de friabilidade permite determinar a resistência dos comprimidos ao atrito ou abrasão, quando submetidos à ação mecânica de aparelhagem específica.

Com relação aos ensaios quantitativos para determinação de impurezas, assinale a alternativa INCORRETA:

a. No ensaio de perda por dessecação são quantificadas substâncias voláteis de qualquer natureza. Pode ser aplicado para matérias-primas líquidas ou semissólidas.
b. No método de Karl Fisher, a titulação pode ser direta ou por retorno, e o ponto de viragem determinado por indicadores ou com potenciômetro.
c. Para determinar o teor de substâncias voláteis, a amostra é colocada em um pesa filtro previamente dessecado e mantida em estufa até peso constante.
d. O teor de água presente nas matérias-primas deve restringir-se ao mínimo, pois este composto favorece o crescimento de micro-organismos e promove a degradação de determinadas substâncias.
e. O cálculo da porcentagem de perda por dessecação é realizado comparando a massa inicial e a massa final da amostra.

Com relação aos métodos espectrométricos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Com a ionização, os fragmentos adquirem carga e são detectados por laca metálica sensível ao íon (coletor de íons).
Na técnica de ionização por impacto de elétrons, comumente a mais usada, um espectrômetro de massas bombardeia moléculas na fase vapor com um feixe de elétrons de alta energia e registra o resultado do impacto dos elétrons como um espectro de íons separados na base da razão massa/carga (m/z).
Na técnica de ionização por eletrospray, a amostra pode ser líquida ou sólida e é injetada no sistema na forma de spray. O feixe de elétrons atravessa o spray e ioniza as moléculas.
No espectrômetro de massas de quadrupolo os íons são direcionados para passar entre 4 barras de metal. As barras capturam os íons e liberam de acordo com a razão massa/carga, de forma sequencial. A separação ocorre por padrão de oscilação.
a. V F V F.
b. V V V V.
c. V V F V.
d. F F V V.
e. V V V F.

Mais conteúdos dessa disciplina