Buscar

Diferentes técnicas podem ser utilizadas para o diagnóstico de leishmaniose visceral (LV) humana e canina, cada uma com sensibilidade e especificid...

Diferentes técnicas podem ser utilizadas para o diagnóstico de leishmaniose visceral (LV) humana e canina, cada uma com sensibilidade e especificidade. Sobre o diagnóstico da LV é correto afirmar que
A o diagnóstico parasitológico da LV é obtido por meio de biópsia ou punção aspirativa dos rins, o qual é considerado um método de alta especificidade, porém de sensibilidade variável.
B para o diagnóstico imunológico, são utilizados os testes de aglutinação direta (DAT), reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e ensaio imunoenzimático (ELISA).
C a reação em cadeia da polimerase (PCR), é considerada um método sensível para a detecção do parasita, além de ser simples e de baixo custo operacional.
D o teste de ELISA é o mais utilizado para imunodiagnóstico de leishmaniose visceral, porém sua utilização é limitada devido ao alto custo operacional.
E o teste RIFI é considerado o mais especifico para diagnóstico de casos subclínicos e assintomático