Buscar

(Lei do resfriamento) A taxa segundo o qual a temperatura de um corpo varia é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo e a temperatura...

(Lei do resfriamento) A taxa segundo o qual a temperatura de um corpo varia é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo e a temperatura do meio ambiente.
a) Se θ(t) é a temperatura do corpo no instante t e T é a temperatura do meio ambiente, então modele a equação diferencial e encontre a sua solução.
b) Quando um bolo é tirado do forno, sua temperatura é 300◦F . Três minutos mais tarde, sua temperatura é 200◦F . Qual será a temperatura do bolo depois de meia hora? (ln(0, 565) = −0, 57 e e−5,7 = 0, 0033)

Essa pergunta também está no material:

Lista 3 - EDL
4 pág.

Equações Diferenciais Lineares Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A lei do resfriamento é um conceito da física que descreve como a temperatura de um corpo varia em relação à temperatura do meio ambiente. A taxa segundo a qual a temperatura de um corpo varia é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo e a temperatura do meio ambiente. a) A equação diferencial que modela esse fenômeno é dada por dθ/dt = k(T - θ), onde θ(t) é a temperatura do corpo no instante t, T é a temperatura do meio ambiente e k é a constante de proporcionalidade. b) Para encontrar a temperatura do bolo depois de meia hora, podemos usar a fórmula θ(t) = T + (θ0 - T)e^(-kt), onde θ0 é a temperatura inicial do bolo, t é o tempo decorrido e k é a constante de proporcionalidade. Substituindo os valores dados, temos θ(30) = 200 + (300 - 200)e^(-0,57*30) ≈ 200 + 100 * 0,0033 ≈ 200 + 0,33 ≈ 200,33°F. Portanto, a temperatura do bolo depois de meia hora será aproximadamente 200,33°F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais