Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

UNIASSELVI

Considerando o erro como parte rica e significativa da aprendizagem (SOARES, 2016; MORAIS, 2012; FERREIRO, 2001; 1995;1994; FERREIRO; TEBEROSKY, 1979) tendo como base o estudo piagetiano do desenvolvimento cognitivo, Ferreiro e Teberosky (1979) propõem, então, cinco fases pelas quais as crianças passam ao aprender a ler e escrever.

De acordo com as características de cada fase da escrita segundo Ferreiro e Teberosky (1979), associe os itens, utilizando o código a seguir:

I FASE PRÉ-SILÁBICA.

II FASE SILÁBICA.

III FASE SILÁBICO-ALFABÉTICA.

IV FASE ALFABÉTICA.

(  )Nesse nível de desenvolvimento, "encontramos aquilo que no Brasil Terezinha Nunes e Lúcia Browne Rego divulgaram como 'realismo nominal' (cf. CARRAHER; REGO, 1981). Isso significa que ela ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si. Sendo assim, ao pedirmos que ela escreva, por exemplo, a palavra casa, ela desenhará a forma de uma casa, ou ainda, fará muitos rabiscos para escrever boi, que é um animal grande, e poucos para escrever formiga, que é pequenina.

(   )À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes. Assim, constroem a hipótese de que esses sons, aos quais denominamos sílabas, são representados por letras diferentes. A princípio, a criança lança mão de uma letra aleatória para representar cada sílaba. Ela ainda não faz relação do som da letra com o som da sílaba.

(   )Avançando em suas hipóteses, a criança começa a notar que o som da sílaba, muitas vezes, não pode ser representado somente por uma única letra. Nessa fase ele começa a compreender que a escrita representa sons da fala (FERREIRO; TEBEROSKY, 1979). Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba. Esse entendimento é, realmente, um aprendizado bastante complexo. Na construção desse entendimento, muitas vezes ela faz substituições de letras para formar as mesmas sílabas, seja em palavras diferentes ou até mesmo na mesma palavra. Ferreiro (1985) denomina esse processo de alternância grafofônica. Isso reflete um exercício cognitivo de enorme importância. Requer uma reflexão metafonológica bem sofisticada.

(   )Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. Isso não quer dizer que todas as dificuldades tenham sido superadas: a partir desse momento, a criança se defrontará com as dificuldades próprias da ortografia, mas não terá problemas de escrita, no sentido estrito (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985, p. 213).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A ) (   ) I - III - II– IV.


B ) (   ) I - II - III – IV.


C ) (   ) I - II - IV– III.


D ) (   ) I - III - IV– II.

User badge image
Yasmin Duarte

há 2 anos

User badge image
Yasmin Duarte

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada fase da escrita segundo Ferreiro e Teberosky (1979) e correlacionar com as descrições fornecidas: 1. FASE PRÉ-SILÁBICA (I): Nesta fase, a criança não compreende que a escrita representa o nome de um objeto. Ela pode desenhar ou fazer rabiscos ao invés de escrever a palavra. 2. FASE SILÁBICA (II): A criança começa a relacionar a fala com a escrita, utilizando letras aleatórias para representar sílabas, mas ainda não faz a relação do som da letra com o som da sílaba. 3. FASE SILÁBICO-ALFABÉTICA (III): A criança percebe que o som da sílaba não é representado apenas por uma letra e começa a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba, fazendo substituições de letras. 4. FASE ALFABÉTICA (IV): A criança compreende que cada letra corresponde a valores sonoros menores que a sílaba e realiza uma análise sonora dos fonemas das palavras, enfrentando dificuldades de ortografia, mas não de escrita. Agora, vamos correlacionar as descrições com as fases: - Descrição 1: ( ) FASE PRÉ-SILÁBICA (I) - Descrição 2: ( ) FASE SILÁBICA (II) - Descrição 3: ( ) FASE SILÁBICO-ALFABÉTICA (III) - Descrição 4: ( ) FASE ALFABÉTICA (IV) Com isso, a sequência correta é: B) ( ) I - II - III - IV. Portanto, a alternativa correta é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as informações fornecidas, a sequência correta de fases da escrita segundo Ferreiro e Teberosky é: B) I - II - III - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina