Buscar

0 Marcar para revisão A Constituição da República de 1988 inovou na história das Constituições brasileiras na medida em que foi reconhecido o multi...

0

Marcar para revisão

A Constituição da República de 1988 inovou na história das Constituições brasileiras na medida em que foi reconhecido o multiculturalismo dos povos indígenas. Nesse sentido, a Constituição assegura às comunidades indígenas a posse permanente das terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas. Ao interpretar tais diretrizes, o Supremo Tribunal Federal tem se pronunciado de que forma?

A

O direito à terra é reconhecido apenas se comprovada a presença constante e persistente dos índios na data da promulgação da Constituição de 1988, independentemente de esbulho renitente.

B

O direito à terra é reconhecido aos indígenas independentemente do momento em que foram por eles ocupadas.

C

O direito à terra ocupada por comunidades indígenas não é reconhecido quando for ocupado por particulares que deem a ela finalidade produtiva maior que os indígenas.

D

As terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas têm como marco temporal a promulgação da Constituição, o que não impede que terras em disputa decorrente de esbulho renitente anterior ao marco temporal também sejam reconhecidas.

E

O direito à terra é reconhecido aos indígenas desde que se comprove sua presença constante e persistente após cinco anos contados da promulgação da Constituição de 1988.