Buscar

Deontologia e Legisl. Farmacêutica 1) Quais as funções da Vigilância Sanitária? 2) Qual a principal lei da Vigilância Sanitária? 3) Sobre o que se ...

Deontologia e Legisl. Farmacêutica
1) Quais as funções da Vigilância Sanitária?
2) Qual a principal lei da Vigilância Sanitária?
3) Sobre o que se trata a lei 5991/73?
4) Sobre o que se trata a lei 6437/77?
5) O que é a portaria 344/98?
6) Qual a cor da receita de entorpecentes, psicotrópicos, retinoides e imunossupressores?
7) Cite alguns grupos de medicamentos de acordo com a portaria 344/98.
8) Sobre o que é a RDC 27/2007?
9) Sobre o que é a RDC 20/2011?
10) Analise as afirmativas referentes à Portaria 344, de 12 de maio de 1998 que a prova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.
I. A notificação de Receita B é válida por 30 (trinta) dias contados a partir da data de sua emissão e é destinada para prescrição de medicamentos psicotrópicos.
II. Define substâncias psicotrópicas como sendo aquelas que pode determinar dependência física ou psíquica.
III. Considera-se o Livro de Registro Específico como aquele destinado à escrituração dos medicamentos sujeitos a controle especial.
IV. A notificação de receita é o documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos entorpecentes, psicotrópicos, retinóides de uso sistêmico e imunossupressores.
V. A notificação de receita original deverá ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante da dispensação.
VI. A Autorização Especial é uma licença concedida pela ANVISA às drogarias, farmácias e distribuidoras, para permitir a comercialização de psicotrópicos industrializados.
Das afirmativas acima, são corretas somente:
a) Apenas II, III e V
b) Todas estão corretas.
c) Apenas I, II, III, IV e VI.
d) Apenas I, II, III e V.
e) Apenas II, III, IV e V.
11) De acordo com o sistema SNGPC a escrituração, movimentação e controle dos estoques das farmácias e drogarias, devem obedecer algumas regras, com exceção de:
a) O responsável técnico do estabelecimento, portador do perfil de transmissor junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, é o profissional responsável pela escrituração do estoque e da movimentação de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial junto ao referido sistema;
b) A escrituração de todas as operações relacionadas com correlatos sujeitos a controle especial deve ser realizada nos termos do artigo anterior e transmitidas eletronicamente em arquivos no formato especificado pelo Padrão de Transmissão do sistema, em intervalos de no mínimo um e no máximo sete dias consecutivos, contados inicialmente a partir da data de efetivo credenciamento do estabelecimento junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC;
c) As ausências e afastamentos do responsável técnico do estabelecimento deverão ser registrados no campo específico do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, de modo que as transmissões de escrituração permaneçam bloqueadas durante o período considerado, caso o estabelecimento não disponha de responsável técnico substituto, nos termos da lei;
d) A substituição definitiva ou eventual do responsável técnico da farmácia ou drogaria junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC deve ser precedida de encerramento do inventário junto ao sistema informatizado, de modo que as transmissões de escrituração possam ter continuidade pelo novo responsável técnico ou pelo responsável técnico substituto, conforme o caso, mediante prévia atribuição de perfil de acesso junto ao sistema e reabertura do inventário;
e) As farmácias e drogarias credenciadas junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC devem realizar o controle da movimentação e do estoque de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial por meio de sistema informatizado compatível com as especificações e padrões de transmissão estabelecidos por esta Agência, de modo a garantir a interoperabilidade entre os sistemas;
12) De acordo com a Portaria no 344/1998, as substâncias foram divididas em grupos e colocadas em listas. Elas são respectivamente:
a) Entorpecentes- listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas A3,B1 e B2; Retinóicas- lista C1; Imunossupressoras- lista B3; Anti-retrovirais- lista C4; Anabolizantes- lista C6.
b) Entorpecentes- listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas C3, B1 e B2; Retinóicas- lista C2; Imunossupressoras- lista A3; Anti-retrovirais- lista C 4; Anabolizantes- lista C5.
c) Entorpecentes- listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas A3,B1 e B2 Retinóicas- lista C1; Imunossupressoras- lista B3; Anti-retrovirais- lista C4; Anabolizantes- lista C5.
d) Entorpecentes - listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas A 3, B1 e B2; Retinóicas- lista C2; Imunossupressoras - lista C3; Anti-retrovirais- lista C4;Anabolizantes- lista C1.
e) Entorpecentes - listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas A3, B1 e B2; Retinóicas - lista C2; Imunossupressoras- lista C3; Anti-retrovirais- lista C4; Anabolizantes- lista C5.
13) Segundo a Portaria nº 344 de 12/05/1998, denomina-se substância proscrita aquela cujo uso está proibido:
a) Em todos os países do Mercosul
b) Nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná - Sul do Brasil
c) Em todas as Américas
d) No Brasil
e) Na Região Sudeste do Brasil
14) A dispensação de medicamentos, contendo substâncias constantes das listas A1, A2, A3, B1, B2, C 2 e C3 da portaria 344 de 12/05/1998 da SVS-MS, em pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares públicos ou privados será feita:
a) mediante receita ou outro documento equivalente, subscrita em papel privativo do estabelecimento, ficando dispensada a apresentação de notificação de receita.
b) mediante receita subscrita em receituário privativo do médico prescritor ou notificação de receita aposta de carimbo do estabelecimento.
c) mediante receita ou outro documento equivalente, e notificação de receita, subscritos em papel privativo do estabelecimento.
d) Mediante notificação de receita, subscrita em papel privativo do estabelecimento, ficando dispensada a apresentação de receita ou documento equivalente.

Essa pergunta também está no material:

Lista Revisão Deontologia e Legislação Farmacêutica
4 pág.

Deontologia e Legislação Farmacêutica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) As funções da Vigilância Sanitária incluem fiscalizar e controlar produtos e serviços que afetam a saúde pública, garantir a qualidade e segurança dos alimentos, medicamentos e produtos de higiene, entre outras atribuições. 2) A principal lei da Vigilância Sanitária é a Lei nº 6437/77, que dispõe sobre a configuração do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. 3) A Lei 5991/73 trata sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. 4) A Lei 6437/77 estabelece as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. 5) A Portaria 344/98 regulamenta o controle de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. 6) A cor da receita de entorpecentes, psicotrópicos, retinoides e imunossupressores é azul. 7) Alguns grupos de medicamentos de acordo com a Portaria 344/98 incluem entorpecentes, psicotrópicos, retinoides, imunossupressores, entre outros. 8) A RDC 27/2007 trata sobre o controle sanitário de medicamentos. 9) A RDC 20/2011 dispõe sobre o controle de medicamentos antimicrobianos. 10) Analisando as afirmativas referentes à Portaria 344/98, as corretas são: a) Apenas II, III e V. 11) De acordo com o sistema SNGPC, a alternativa correta é: e) As farmácias e drogarias credenciadas junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC devem realizar o controle da movimentação e do estoque de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial por meio de sistema informatizado compatível com as especificações e padrões de transmissão estabelecidos por esta Agência, de modo a garantir a interoperabilidade entre os sistemas. 12) De acordo com a Portaria no 344/1998, as substâncias foram divididas em grupos e colocadas em listas, sendo a alternativa correta: c) Entorpecentes- listas A1 e A2; Psicotrópicas- listas A3,B1 e B2 Retinóicas- lista C1; Imunossupressoras- lista B3; Anti-retrovirais- lista C4; Anabolizantes- lista C5. 13) Segundo a Portaria nº 344 de 12/05/1998, denomina-se substância proscrita aquela cujo uso está proibido: d) No Brasil. 14) A dispensação de medicamentos, contendo substâncias constantes das listas A1, A2, A3, B1, B2, C 2 e C3 da portaria 344 de 12/05/1998 da SVS-MS, em pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares públicos ou privados será feita: a) mediante receita ou outro documento equivalente, subscrita em papel privativo do estabelecimento, ficando dispensada a apresentação de notificação de receita.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais