Buscar

No Brasil, a greve e o lockout envolvem a paralisação dos serviços. O direito de greve está previsto principalmente no art. 9º Constituição Federal...

No Brasil, a greve e o lockout envolvem a paralisação dos serviços. O direito de greve está previsto principalmente no art. 9º Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989. Já o lockout está previsto na Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, e no art. 722 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta.

A. 

A greve e o lockout estão previstos na Constituição Federal de 1988 como direitos fundamentais sociais assegurados aos empregados e empregadores e como manifestações do Estado Democrático de Direito.

B. 

A greve é caso de suspensão dos contratos de trabalho. Por essa razão, o empregador pode descontar os salários do período de paralisação, salvo negociação coletiva em contrário.

C. 

lockout é a legítima paralisação do contrato de trabalho feita pelo empregador, que pode deixar de pagar os salários dos trabalhadores durante o período de paralisação.

D. 

Os trabalhadores e os empregadores precisam de autorização prévia do tribunal competente para decidir sobre o momento de deflagrar a greve e sobre os interesses defendidos.

E. 

lockout é uma paralisação involuntária dos serviços e ocorre quando grevistas impedem que trabalhadores não aderentes à greve entrem no estabelecimento para trabalhar.


Respostas

User badge image

SJ ESTUDOS

RESPOSTA CORRETA:

B. 

A greve é caso de suspensão dos contratos de trabalho. Por essa razão, o empregador pode descontar os salários do período de paralisação, salvo negociação coletiva em contrário.


Explicação: No Brasil, o direito de greve é um direito fundamental coletivo, previsto na Constituição Federal de 1988, que os trabalhadores têm, a fim de reivindicarem melhores condições de trabalho. Nos termos do art. 9º da CF de 1988, os trabalhadores têm liberdade para decidir sobre o momento de deflagrar a greve e sobre os interesses defendidos. A greve é uma hipótese de suspensão dos contratos de trabalho. Por essa razão, o empregador, salvo negociação coletiva em contrário, pode descontar os salários referentes aos dias de paralisação.

Já o lockout é a paralisação dos serviços feita de forma voluntária pelo empregador, com o intuito de pressionar os empregados a aceitarem determinadas condições. Ele não é considerado um direito fundamental e é vedado pela Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Para que o empregador possa paralisar suas atividades, precisa de autorização do tribunal competente. Por se tratar de prática considerada ilícita, o lockout sujeita o empregador a pagar os salários referentes aos dias de paralisação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando