Buscar

EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal A educação escolar nos moldes atuais está volta...

EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal A educação escolar nos moldes atuais está voltada mormente para um paradigma urbano. Doutro modo, a educação voltada para as comunidades que residem no campo ainda é pouco estudada e, nesse sentido, muitos enfoques podem ser explorados, mesmo porque o campo, nas representações das pessoas, é relegado à condição de um lugar atrasado e tradicional. Em defesa de uma educação para todos e considerando-se a centralidade e relevância que o lugar tem para os seres humanos que habitam no campo torna-se imprescindível o debate sobre o cenário no qual se encontra a educação no/do campo.A educação no/do campo surge como expectativa de uma proposta educativa que esteja emaranhada na cultura, tempos e ritmos dos sujeitos do campo em prol de uma sociedade justa que possa ser construída por todos e não imposta por poucos, uma sociedade na qual cidadãos tenham voz e respeito mútuos. Fonte: SUESS, Rodrigo Capelle, SOBRINHO, Hugo de Carvalho e BEZERRA, Rafael Gonçalves.EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal. Disponível em: Acesso em 22 de Setembro, 2018. Sobre a modalidade de educação denominada Educação no Campo, é correto afirmar que:


Escolha uma opção:


a.

O calendário escolar na Educação no Campo deve conter 1/4 a menos de dias letivos que a educação regular básica, tendo em vista condições climáticas e às fases do ciclo agrícola que demandam uma organização laboral que envolvem todos os membros das famílias dessas comunidades.



b.

O Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, o qual define educação no campo como entendimento de populações do campo e escola do campo.



c.

Os conteúdos curriculares e metodologias da Educação no Campo devem seguir integralmente conteúdos e metodologias do ensino regular básico público para assegurar a uniformidade entre outras modalidades de educação básicas nacionais, tendo como oferta extra projetos que trabalhem temas transversais contextualizados com a realidade local.



d.

A formação de professores para a educação do campo observará os princípios e objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e os docentes optarem por essa modalidade de ensino deverão se especializar nesse atendimento, fazendo cursos complementares ofertados pelo Ministério da Educação.



e.

Os conteúdos curriculares selecionados para a Educação no Campo são diversificados e voltados especificamente para as especificidades da comunidade atendida, sendo organizados por Conselhos locais devendo ser revistos a cada três anos.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina