Logo Passei Direto
Buscar
(UFAL, 2013) A seguir reproduzimos uma matéria publicada no site do MEC a respeito dos Livros Didáticos para as escolas do campo.
Tomando a matéria como referência, considerando a perspectiva da Educação do Campo Contextualizada e as orientações gerais da LDBEN n.º 9394/96 e das Diretrizes Operacionais, no que diz respeito aos livros e materiais didáticos, não está correto o que se afirma em.

a) A contextualização de materiais e livros didáticos precisa ser compreendida como exercício teórico e prático de ampliação da abordagem pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e deve vir acompanhada do mesmo exercício por parte de educadores e educadoras, quer sejam do campo ou da cidade.
b) A utilização de materiais e livros didáticos que tomem as realidades campesinas como referência é um dos passos importantes para a construção, pelas novas gerações, de vínculos positivos com o campo.
c) Os livros e materiais didáticos utilizados nas escolas do campo, de fato, precisavam ser adaptados à realidade das populações campesinas, porque conhecer a realidade local (a história, a geografia, os demais saberes que circulam no campo) tem mais significado para quem vive no campo do que ter acesso aos conhecimentos gerais estudados nas disciplinas escolares.
d) Os coletivos de educadoras e educadores do campo e os movimentos sociais, que têm acúmulo teórico e prático no que diz respeito à contextualização da educação do campo, têm defendido o uso de materiais e livros contextualizados, mas numa perspectiva de diálogo com realidades mais amplas e não de restrição a um contexto rural pretensamente “puro”, idealizado.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações em relação à perspectiva da Educação do Campo Contextualizada e as orientações gerais da LDBEN n.º 9394/96 e das Diretrizes Operacionais, podemos identificar que a alternativa que não está correta é a: c) Os livros e materiais didáticos utilizados nas escolas do campo, de fato, precisavam ser adaptados à realidade das populações campesinas, porque conhecer a realidade local (a história, a geografia, os demais saberes que circulam no campo) tem mais significado para quem vive no campo do que ter acesso aos conhecimentos gerais estudados nas disciplinas escolares. Essa afirmação não condiz com a perspectiva da Educação do Campo Contextualizada, que busca integrar os conhecimentos locais com os conhecimentos gerais, sem desconsiderar a importância de ambos. A contextualização dos materiais didáticos deve ser feita de forma a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo a valorização da cultura e realidade local, mas sem excluir os conhecimentos mais amplos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FGV, 2016) O livro didático é peça importante para o processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas. Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir:
I.Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.
II.Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.
III.Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.
Está correto o que se afirma em:

a) I e III, apenas
b) II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, II e III
e) I e II, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina