Logo Passei Direto
Buscar
Considera-se concessão de serviço público precedida da execução de obra pública a construção, total ou parcial, a conservação, a reforma, a ampliação ou o melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegadas pelo poder concedente mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstrem capacidade para a sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionária seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado.
Certo.
Vide art. 2º, III, da Lei n. 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder sua pergunta, preciso analisar as opções de resposta. Por favor, forneça as alternativas para que eu possa ajudá-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O cumprimento das diligências expedidas pelo TCE-Rio deve ser feito em 30 dias, improrrogáveis.
Errado.
O prazo para o cumprimento das diligências está correto: 30 dias. Contudo, é possível a prorrogação, ante o que estabelece o seguinte dispositivo:
Art. 168. As diligências do Tribunal, salvo no caso de prazos específicos, deverão ser cumpridas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável, uma só vez, mediante pedido tempestivo, devidamente justificado.

O Quadro de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro é composto pelas carreiras de Analista de Controle Externo, Técnico de Controle Externo, Auxiliar de Controle Externo, Procurador do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e do cargo isolado de Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Certo.
Consta no art. 4º:
Art. 4º Compõem o Quadro de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro o cargo isolado de Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e as carreiras de:
I – Analista de Controle Externo;
II – Técnico de Controle Externo;
III – Auxiliar de Controle Externo;
IV – Procurador do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo preconiza a doutrina, são formas de extinção dos atos administrativos, entre outras: anulação, revogação, cassação, caducidade, contraposição e extinção subjetiva.
Certo.
São formas de extinção dos atos administrativos: anulação, revogação, cassação, caducidade, contraposição, extinção natural, extinção objetiva e extinção subjetiva.

Segundo estabelece a Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014, considera-se termo de colaboração o instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela Administração Pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pelas organizações da sociedade civil, que envolvam a transferência de recursos financeiros.
Errado.
O conceito se refere a termo de fomento.

Os serviços sociais autônomos integrantes do denominado Sistema “S”, vinculados a entidades patronais de grau superior e patrocinados basicamente por recursos recolhidos do próprio setor produtivo beneficiado, ostentam natureza de pessoa jurídica de direito privado e não integram a Administração Pública, embora colaborem com ela na execução de atividades de relevante significado social.
Certo.
Veja SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RE 789.874. Min. Rel. Teori Zavaski, jul

dos Municípios. Julgue os próximos itens de acordo com referida lei. 120 Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Errado. Lei n. 13.303/2016, art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.

132 Para regular a capacidade dos herdeiros para suceder, deve ser aplicada a lei do país em que domiciliado o falecido ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens. Errado. Nos termos do art. 10, § 2º, da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, a lei do domicílio do herdeiro ou do legatário regula a capacidade para suceder.

134 De acordo com a teoria da capacidade prevista no Código Civil, não somente a idade mínima impacta na aquisição da capacidade civil, mas também a idade máxima, desde que aliada à afetação da capacidade de discernimento, como por exemplo, para as pessoas idosas com Alzheimer. Errado. De acordo com Cristiano Chaves Farias et al, “só conhecemos, na ordem jurídica brasileira, idades mínimas como pisos para a aquisição da capacidade civil. Não temos idades máximas como causa de incapacidade. A velhice, portanto, não enseja incapacidade, qualquer que seja a idade atingida. Poderá haver incapacidade, mas será sempre por outras causas (Alzheimer, por exemplo), mas nunca será por idade” (FARIAS, Cristiano Chaves et al. Manual de Direito Civil, 3ª ed., rev., atual. e ampl. Salvador: JusPodivm, 2018, p. 335).

136 O abuso da personalidade jurídica, como fator autorizativo da decretação da desconsideração, para a sua caracterização depende da existência de desvio de finalidade ou confusão patrimonial, sendo que se pode afirmar que há desvio de finalidade quando houver o cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa. Errado. Nos termos do art. 50 do Código Civil, com a redação dada pela Lei n. 13.874/2019, o abuso da personalidade jurídica que autoriza a desconsideração da personalidade jurídica depende da demonstração do desvio de finalidade ou confusão patrimonial. Nessa situação, desvio de finalidade é a utilização da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza.

Mais conteúdos dessa disciplina