Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Colello (2022, on-line), “Desde as críticas de Paulo Freire sobre a concepção instrumental e a-política da língua escrita, muitas foram as contribuições que, nos últimos anos, revolucionaram a compreensão que hoje temos sobre o processo de alfabetização. Na década de 80, os estudos de lingüística, psicolingüística e sociolíngüística redimensionaram as relações entre o falar e o escrever, revendo os princípios que sustentavam a discriminação e a correção da língua.” Sobre isso, analise as afirmativas, a seguir, e a relação proposta entre elas.
[object Object]
a. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b. a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
c. a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
d. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
e. as duas afirmativas são falsas.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é necessário analisar as afirmativas em relação ao trecho citado sobre as contribuições que revolucionaram a compreensão do processo de alfabetização, especialmente na relação entre falar e escrever na década de 80. A primeira afirmativa menciona que "as críticas de Paulo Freire sobre a concepção instrumental e a-política da língua escrita foram importantes". Isso está alinhado com o contexto apresentado no trecho, onde se discute a revolução na compreensão da alfabetização, incluindo críticas a concepções anteriores. A segunda afirmativa menciona que "os estudos de linguística, psicolinguística e sociolinguística redimensionaram as relações entre falar e escrever, revendo princípios de discriminação e correção da língua". Isso também está de acordo com o trecho citado, que destaca a importância desses estudos na revisão dos princípios que sustentavam a discriminação e correção da língua. Portanto, considerando a análise das afirmativas em relação ao trecho fornecido, a opção correta é: a) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao pensar na história da alfabetização, é preciso considerar a trajetória da educação como um todo, tendo em mente que, no Brasil Colônia, havia a figura do preceptor e uma educação individualizada, ou seja, as crianças da elite aprendiam em casa e depois iam complementar seus estudos na Europa. Já no Brasil Império, surgiram as primeiras escolas e a ideia de ensinar a ler e a escrever. No final desse período, adotou-se a palavra “alfabetização”, e foram criados os primeiros métodos de alfabetização que os professores usavam. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. I. Compreendem-se os métodos sintéticos como aqueles que provêm da síntese, ou seja, têm a finalidade de dar partes para um todo, PORQUE II. o método sintético é composto somente do método alfabético, baseado nas letras do alfabeto, e do método silábico, que se refere ao som. Analisando-se as afirmativas, conclui-se que:
I. Compreendem-se os métodos sintéticos como aqueles que provêm da síntese, ou seja, têm a finalidade de dar partes para um todo.
II. O método sintético é composto somente do método alfabético, baseado nas letras do alfabeto, e do método silábico, que se refere ao som.
a. as duas afirmativas são falsas.
b. as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c. a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
d. as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
e. a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina