Logo Passei Direto
Buscar
Herzberg apresentou um estudo sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, para o autor existem dois fatores que orientam este comportamento: higiênicos e motivacionais. Sobre esta teoria, avalie as afirmacoes abaixo: I. O pagamento do salário em dia pode ser considerado um fator motivacional, visto que deixa o trabalhador feliz, II. O plano de cargos e salários pode ser considerado um fator motivacional pois apresenta com clareza a possibilidade de progressão de carreira do colaborador, III. O ambiente de trabalho organizado é considerado um fator higiênico, não levando à satisfação. São consideradas afirmações verdadeiras:

a. Apenas a III
b. I e III
c. Nenhuma
d. II e III
e. Todas
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O pagamento do salário em dia pode ser considerado um fator motivacional, visto que deixa o trabalhador feliz. Falso. De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, o pagamento do salário é considerado um fator higiênico, ou seja, sua ausência pode causar insatisfação, mas sua presença não necessariamente leva à satisfação ou motivação. II. O plano de cargos e salários pode ser considerado um fator motivacional, pois apresenta com clareza a possibilidade de progressão de carreira do colaborador. Verdadeiro. De acordo com a teoria de Herzberg, fatores como oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional são considerados fatores motivacionais. III. O ambiente de trabalho organizado é considerado um fator higiênico, não levando à satisfação. Verdadeiro. De acordo com a teoria de Herzberg, o ambiente de trabalho organizado é um fator higiênico, ou seja, sua presença não leva à satisfação, mas sua ausência pode causar insatisfação. Portanto, as afirmativas corretas são II e III. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Chiavenato (2003) a teoria das relações humanas tem sua origem em quatro pilares: a necessidade de humanizar a administração, o desenvolvimento das ciências humanas, as ideias da filosofia pragmática e da psicologia dinâmica e a experiência de Hawthorne. De acordo com Chiavenato (2003, p. 103): A literatura a respeito da Experiência de Hawthorne é volumosa. A Western Eletric fabrica equipamentos e componentes telefônicos. Na época, desenvolvia uma política de pessoal que valorizava o bem-estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. Na fábrica de Hawthorne havia um departamento de montagem de relés de telefone constituído por moças (montadoras) que executavam tarefas simples e repetitivas que dependiam de sua rapidez. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor os seus empregados. Sobre a experiência de Hawthorne, é correto afirmar que:

a. Como resultado dessa experiência têm-se o desenvolvimento do conceito de homem econômico, que é aquele motivado apenas por questões financeiras.
b. Assim como a Abordagem Científica de Taylor, a experiência destacou a existência de grupos informais dentro da organização, que aqueles grupos determinados pelas relações profissionais expressas no organograma.
c. Como conclusões importantes a experiência de Hawthorne apontou: o nível de produção é resultante da integração social e destacou a existência dos grupos informais.
d. A mesma foi conduzida por Henry Fayol, que tinha como formação a engenharia. Neste sentido, o autor concentrou-se em estudar os movimentos das montadoras (moças) com a finalidade de reduzir a fadiga
e. A experiência aconteceu na França e teve no total três fases. A fase mais importante foi a segunda, onde eles mensuraram os tempos de produção das mulheres e dos homens, identificando que as mulheres produziam melhor.

Mais conteúdos dessa disciplina