Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao rótulo de alimentos assinale a alternativa correta:

A) A declaração da composição nutricional nos produtos embalados atende aos requisitos estabelecidos para sua comercialização no Mercosul, facilitando a circulação de mercadorias e, colaborando nos acordos comerciais entre estes países. Um exemplo disso é a inserção no quadro nutricional do valor energético em quilojoules (kj).
B) O valor de gordura trans deve ser apresentado apenas quando o alimento possuir mais que 5% da IDR por porção indicada no rótulo.
C) A porção que deve ser indicada no rótulo dos alimentos é referente à quantidade de produto total presente na embalagem.
D) As vitaminas e outros minerais além do sódio podem ser declarados no quadro nutricional apenas se estiverem presentes em quantidades maiores ou iguais que 5% da IDR por porção indicada no rótulo.
E) A % VD indica a contribuição de energia, macro e micronutrientes do alimento em relação a uma refeição do dia. Os produtos que estão dispensados da rotulagem nutricional obrigatória são: as águas minerais e demais águas destinadas ao consumo humano; as bebidas alcoólicas; os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia; as especiarias, como pimenta do reino, cominho, noz moscada, canela etc; os vinagres; o sal (cloreto de sódio) e o café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes.
User badge image
Desafios para Aprender

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a correta em relação ao rótulo de alimentos: A) A declaração da composição nutricional nos produtos embalados atende aos requisitos estabelecidos para sua comercialização no Mercosul, facilitando a circulação de mercadorias e colaborando nos acordos comerciais entre estes países. Um exemplo disso é a inserção no quadro nutricional do valor energético em quilojoules (kj). Correta. A declaração nutricional deve seguir normas que facilitam a comercialização entre os países do Mercosul. B) O valor de gordura trans deve ser apresentado apenas quando o alimento possuir mais que 5% da IDR por porção indicada no rótulo. Incorreta. A gordura trans deve ser declarada independentemente da quantidade. C) A porção que deve ser indicada no rótulo dos alimentos é referente à quantidade de produto total presente na embalagem. Incorreta. A porção indicada deve ser uma quantidade que representa o consumo típico, não necessariamente a totalidade da embalagem. D) As vitaminas e outros minerais além do sódio podem ser declarados no quadro nutricional apenas se estiverem presentes em quantidades maiores ou iguais que 5% da IDR por porção indicada no rótulo. Incorreta. As vitaminas e minerais podem ser declarados mesmo que estejam em quantidades menores, desde que sejam relevantes. E) A % VD indica a contribuição de energia, macro e micronutrientes do alimento em relação a uma refeição do dia. Os produtos que estão dispensados da rotulagem nutricional obrigatória são: as águas minerais e demais águas destinadas ao consumo humano; as bebidas alcoólicas; os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia; as especiarias, como pimenta do reino, cominho, noz moscada, canela etc; os vinagres; o sal (cloreto de sódio) e o café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes. Incorreta. A % VD realmente indica a contribuição, mas a lista de produtos dispensados é mais extensa e não está totalmente correta. Portanto, a alternativa correta é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atualmente é cada vez maior o número de pessoas preocupadas com a sua saúde e que buscam a prevenção de graves doenças através de uma alimentação mais equilibrada. Os açúcares e o sódio, entre outros nutrientes, estão comprovadamente relacionados com o aparecimento de muitas enfermidades, tais como a obesidade, a hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas. Apesar do consumo de alimentos naturais ser uma prática muito saudável, não podemos ignorar o peso relevante do consumo de alimentos industrializados diet e light pela população em geral. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros. De acordo com as pesquisas, o consumo só aumenta. De 1998 a 2008 o crescimento foi de 800%. Entretanto, mesmo com o aumento do consumo desses produtos sabe-se que a população ainda possui muitas dúvidas sobre os produtos diet e light. Tendo as informações apresentadas no texto, apenas como referência inicial, julgue os itens a seguir: I – Os alimentos diet surgiram primeiro no mercado e eram direcionados apenas para as pessoas que tinham diabetes. Por muito tempo, o único alimento que o diabético tinha acesso eram os diet destinados às dietas com restrição ou ingestão controlada de açúcares. II - Os alimentos diet são destinados às pessoas que possuem alguma patologia e necessitam de dietas específicas, embora saibamos que pessoas saudáveis também têm utilizado esses alimentos com frequência, pois são alimentos que possuem menor valor calórico. III – Um fator importante dos alimentos diet é quanto às calorias. A atenção deve ser redobrada, pois nem sempre um produto diet possui o valor calórico reduzido. IV - Os alimentos light são aqueles que possuem em sua composição a redução total de algum nutriente ou em seu valor calórico. Uma grande variedade de produtos alimentícios industrializados já possuem a versão light, com teores reduzidos de açúcares, sódio, gorduras e qualquer outro nutriente, assim como, o valor calórico. São verdadeiras as informações apresentadas nos itens:

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, II e IV
e) I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina