Logo Passei Direto
Buscar
Autores Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) em relação a essa avaliação?

A. Os autores consideram que um SE, antes de ser adquirido pela escola, deve passar pela avaliação de alguém que tenha conhecimento dos critérios técnicos. Caso na escola não haja um profissional com esse perfil, eles sugerem a contratação de consultores que realizem esse tipo de avaliação, mas sempre com o apoio de um professor da escola.
B. Os autores consideram que a avaliação de SE é mais complexa por necessitar de diferentes profissionais no momento da avaliação, por exemplo, o professor da área abordada pelo SE e um técnico são imprescindíveis, pois a avaliação pedagógica é importante, mas os requisitos técnicos são fundamentais para o funcionamento.
C. Na perspectiva dos autores, a avaliação de SE tem por objetivo principal valorizar o aspecto educacional, submetendo a ele os demais critérios de apuração de qualidade. Segundo eles, é importante também que a escolha do software seja realizada pelo professor, que, em geral, não está familiarizado com tantos critérios técnicos.
D. Segundo os autores, há que se considerar que é a direção da escola quem realiza a escolha dos softwares utilizados (tanto em sala de aula quanto para uso administrativo). Por esse motivo, é importante que esse profissional receba uma capacitação pedagógica e uma explanação das necessidades técnicas dos softwares antes que sejam adquiridos.
E. Para os autores, a avaliação de um SE é complexa, pois necessita de um profissional com experiência em sala de aula, assim como no uso de softwares educacionais, tendo em vista que é necessário aliar a metodologia pedagógica oferecida pelo SE aos recursos técnicos necessários para seu funcionamento.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta em relação à avaliação de Software Educacional (SE) segundo os autores Gladcheff, Zuffi e Silva (2001): A) Fala sobre a necessidade de um profissional com conhecimento técnico e a possibilidade de contratar consultores, mas não menciona a importância da avaliação pedagógica. B) Destaca a complexidade da avaliação, mencionando a necessidade de diferentes profissionais, incluindo um professor e um técnico, o que parece alinhado com a abordagem dos autores. C) Enfatiza a valorização do aspecto educacional e a escolha do software pelo professor, mas não aborda a necessidade de critérios técnicos de forma clara. D) Foca na direção da escola como responsável pela escolha dos softwares, mas não menciona a importância da avaliação técnica e pedagógica de forma equilibrada. E) Menciona a necessidade de um profissional com experiência em sala de aula e no uso de softwares educacionais, alinhando a metodologia pedagógica aos recursos técnicos. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a visão dos autores sobre a avaliação de Software Educacional, considerando a importância tanto da perspectiva pedagógica quanto dos requisitos técnicos, é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atualmente, o número de ferramentas disponíveis na Internet é imenso, assim como existem softwares sem objetivo educacional que podem ser utilizados em sala de aula. Segundo Vesce (2003), de que forma os SEs contribuem no processo de ensino-aprendizagem?

A. Para que um SE contribua no processo de ensino-aprendizagem, é necessário que seja projetado por um profissional da área de abordagem do recurso – por exemplo, na área de ciências, contar com um biólogo que irá contextualizá-lo no processo educacional. Do contrário, mesmo que o professor tenha uma abordagem bem definida, sua aula será prejudicada, pois seus objetivos não serão atingidos.
B. Um software para ser considerado SE e, dessa forma contribuir no processo de ensino-aprendizagem, deve ser projetado por meio de uma linguagem lúdica capaz de contextualizá-lo nesse processo. Dessa forma, ele pode ser utilizado pelo professor ou até mesmo adaptado por ele a situações específicas de aprendizagem, facilitando a interação dos alunos com a ferramenta.
C. Um software será considerado SE, desde que considere as questões culturais de cada região, por exemplo, um software que aborde a importância da pesca no sustento das comunidades de pescadores não fará sentido para alunos que residem em grandes metrópoles e não dependem da pesca para sua sobrevivência, assim não haverá contribuição no processo de ensino aprendizagem.
D. Um software para ser considerado SE e, dessa forma, contribuir no processo de ensino-aprendizagem, necessita ser projetado por uma equipe composta de diferentes profissionais, sendo obrigatoriamente um deles o profissional da área da educação. Assim, haverá garantias de que a utilização do SE pelo professor, independentemente da sua metodologia, contribuirá nesse processo.
E. Para que um software seja considerado um programa educacional, necessita de uma abordagem metodológica contextualizada ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, mesmo que o recurso seja pensado de forma detalhada para mediar a aprendizagem, não havendo uma metodologia adequada por parte do professor, ou adaptada a situações específicas de aprendizagem, esse processo deixará a desejar.

Mais conteúdos dessa disciplina