Logo Passei Direto
Buscar

Psicanálise

UNINASSAU
Questão 8/10 - A Clínica em Freud A carta 22 de Freud a Fliess trouxe um importante resumo a respeito dos principais transtornos que vinham sendo estudados e seus mecanismos de defesa. Como Freud trata do conteúdo da ideia e do afeto na histeria, na ideia obsessiva e na confusão alucinatória? A Em todos, o conteúdo da ideia está presente, embora o afeto funcione diferente: é eliminado, conservado ou permanece ausente. B Em todos, o afeto está ausente, embora o conteúdo da ideia funcione diferente: é projetado para fora, domina a consciência ou permanece ausente. C Em todos, o conteúdo da ideia está presente, e o afeto funciona diferente: é favorável ao ego e à defesa, hostil ao ego e à defesa ou hostil ao ego e favorável à defesa. D Em todos, o conteúdo da ideia está ausente, embora o afeto funcione diferente: é eliminado pela conversão, conservado ou permanece ausente. E Em todos, tanto o afeto quanto o conteúdo estão ausentes, gerando um processo de defesa permanente sem ganho.
User badge image
davialmeidavini

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas com base na forma como Freud aborda a relação entre conteúdo da ideia e afeto em diferentes transtornos, como a histeria, a ideia obsessiva e a confusão alucinatória. A) Em todos, o conteúdo da ideia está presente, embora o afeto funcione diferente: é eliminado, conservado ou permanece ausente. - Esta opção parece correta, pois Freud discute como o afeto pode ser tratado de maneiras diferentes em cada transtorno. B) Em todos, o afeto está ausente, embora o conteúdo da ideia funcione diferente: é projetado para fora, domina a consciência ou permanece ausente. - Esta opção não é precisa, pois o afeto não está sempre ausente. C) Em todos, o conteúdo da ideia está presente, e o afeto funciona diferente: é favorável ao ego e à defesa, hostil ao ego e à defesa ou hostil ao ego e favorável à defesa. - Embora mencione a presença do conteúdo da ideia, a descrição do afeto não é tão clara. D) Em todos, o conteúdo da ideia está ausente, embora o afeto funcione diferente: é eliminado pela conversão, conservado ou permanece ausente. - Esta opção não é correta, pois o conteúdo da ideia geralmente está presente. E) Em todos, tanto o afeto quanto o conteúdo estão ausentes, gerando um processo de defesa permanente sem ganho. - Esta opção é incorreta, pois não reflete a realidade dos transtornos discutidos. A alternativa que melhor resume a relação entre conteúdo da ideia e afeto, conforme Freud, é: A) Em todos, o conteúdo da ideia está presente, embora o afeto funcione diferente: é eliminado, conservado ou permanece ausente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise a seguinte afirmação: Na _____ a ideia incompatível é separada do fato e o afeto é convertido na esfera somática; na ______ o afeto conflituoso encontra um substituto; na confusão alucinatória, a totalidade da ideia incompatível é mantida afastada do ego e há um desligamento parcial do mundo externo, restando as alucinações; na ______ o conteúdo e o afeto são mantidos (em contraste com as alucinações), mas são projetados para o mundo externo; por fim, nas _______ as ideias rechaçadas assumem o controle e as alucinações são hostis ao ego, gerando um perigo para o próprio sujeito.

A Psicoses – histeria – ideia obsessiva – paranoia.
B Paranoia – psicoses – histeria.
C Ideia obsessiva – psicoses – histeria – paranoia.
D Ideia obsessiva – paranoia – psicoses – histeria.
E Histeria – ideia obsessiva – paranoia – psicoses.

Mais conteúdos dessa disciplina