Logo Passei Direto
Buscar
PROVA: Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Visual. Com o Cristianismo, na Idade Média, as pessoas com deficiência eram alvo de caridade e compaixão e foi nessa época que surgiram as instituições com o intuito de cuidar e proteger quem tivesse deficiências, porém, por se tratar de asilos, elas continuavam isoladas da sociedade, sem direito a estudar ou trabalhar. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo: I - Esse avanço resultou, posteriormente, na primeira escola para cegos do mundo, inaugurada no ano de 1784, em Paris. II - O Instituto Real dos Jovens Cegos foi fundado por Valentin Hauy, que adaptou os caracteres comuns, criando linhas em alto relevo. III – Não se sabe a partir de quando surgiu o Sistema Braille. IV - Apesar desse avanço, foi apenas na idade contemporânea, com a expansão dos ideais da Revolução Francesa, que surgiu uma nova consciência social.

User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I - Esse avanço resultou, posteriormente, na primeira escola para cegos do mundo, inaugurada no ano de 1784, em Paris. Verdadeiro, a primeira escola para cegos foi realmente inaugurada em 1784 por Valentin Hauy em Paris. II - O Instituto Real dos Jovens Cegos foi fundado por Valentin Hauy, que adaptou os caracteres comuns, criando linhas em alto relevo. Verdadeiro, Valentin Hauy fundou o Instituto e fez adaptações para facilitar a leitura por pessoas cegas. III – Não se sabe a partir de quando surgiu o Sistema Braille. Falso, o Sistema Braille foi criado por Louis Braille em 1824, então sabemos a data de sua criação. IV - Apesar desse avanço, foi apenas na idade contemporânea, com a expansão dos ideais da Revolução Francesa, que surgiu uma nova consciência social. Verdadeiro, a Revolução Francesa trouxe novos ideais que influenciaram a percepção sobre as pessoas com deficiência. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Além do Estatuto da Pessoa com Deficiência, do PNE, da BNCC, existem decretos, portarias, resoluções, notas técnicas e leis que dispõem sobre o assunto. Sobre a Política Nacional de Educação Especial, assinale a alternativa correta.

a. O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.
b. O texto afirma que os alunos com “deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial.
c. Em termos de inclusão escolar, o texto é considerado um atraso, pois propõe a chamada “integração instrucional”, um processo que permite que ingressem em classes regulares de ensino apenas as crianças com deficiência, ou seja, a política excluía grande parte dos alunos com deficiência do sistema regular de ensino, “empurrando-os” para a Educação Especial.
d. O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
e. Garante, entre outras coisas, o atendimento educacional especializado às crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino; trabalho protegido ao adolescente com deficiência e prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção para famílias com crianças e adolescentes nessa condição.

Mais conteúdos dessa disciplina