Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Os cursos de arquitetura e urbanismo de grande parte das universidades brasileiras dedicam uma atenção relativamente limitada a projetos de interesse social. A lei federal no 11.888/2008 pode ter um grande impacto nesse sentido nos cursos de arquitetura e urbanismo. Ela possivelmente estimulará discussões sobre escritórios-modelo, programas de residência acadêmica nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia e programas de extensão. Qual das afirmativas abaixo está contida nesta lei?

A( ) As universidades devem dedicar pelo menos 30% (trinta por cento) do seu currículo para disciplinas direcionadas para projetos de interesse social.
B( ) As disciplinas de Estágio Obrigatório de universidades públicas devem ser obrigatoriamente voltadas para projetos de habitação de interesse social.
C( ) As famílias com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, têm o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia.
D( ) Projetos de habitação de interesse social só poderão ser construídos quando certificados por cursos de arquitetura e urbanismo da região onde serão construídos.
E( ) A partir desse ano, todos os projetos de moradias de interesse social, financiados com recursos públicos, devem apresentar certificação de eficiência energética.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: C( ) As famílias com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, têm o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia. Essa afirmativa está de acordo com a Lei Federal nº 11.888/2008, que visa garantir assistência técnica a famílias de baixa renda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao Estatuto da Cidade, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, e é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes. ( ) O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para a aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares, e será exercido sempre que o Poder Público necessitar de áreas para a regularização fundiária, a implantação de equipamentos urbanos e comunitários, a criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes, a execução de programas e projetos habitacionais de interesse social, a proteção de áreas de interesse histórico, cultural e paisagístico, entre outros usos. ( ) Entre outros instrumentos de política urbana, o Estatuto da Cidade utiliza: o plano diretor municipal, o zoneamento ambiental, o tombamento de imóveis ou mobiliário urbano, a instituição de zonas especiais de interesse social, o usucapião especial de imóvel urbano, o direito de preempção, a regularização fundiária, a reforma agrária, as operações urbanas consorciadas e a contribuição de melhoria. ( ) O Estatuto da Cidade possibilita o usucapião espacial de imóvel urbano, desde que o solicitante possua, como sua edificação, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, imóvel urbano que seja maior que 500 metros quadrados, e desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.

A( ) V – V – F – V
B( ) F – V – V – V
C( ) V – V – F – F
D( ) V – F – F – F
E( ) F – F – V – F

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Santiago Calatrava, conhecido arquiteto espanhol, formou-se em arquitetura, em urbanismo e em belas artes em Valência. Também formou-se em engenharia civil, em Zurique, onde abriu seu escritório em 1981, e vem projetando diversas obras conhecidas, entre elas: o Palau de les Arts Reina Sofia, o Aeroporto de Bilbao, o Aeroporto Internacional de Kansai, o Turning Torso e a Ponte da Muller. ( ) Arquitetos e engenheiros deveriam ter conhecimento dos materiais, desenhos e técnicas adequados para projetar e construir prédios sustentáveis, considerando que uma construção sustentável não envolve apenas a eficiência energética e o reúso da água, mas abrange também materiais de baixo impacto no ambiente, uso de madeira de reflorestamento e métodos de construção eficientes. ( ) A implantação da reforma agrária, conforme a compreensão de muitos movimentos sociais, traria benefícios não apenas para os camponeses, mas seria também uma forma de melhorar a vida dos habitantes das cidades, com a redução do processo migratório e, portanto, do excessivo crescimento urbano. ( ) Um dos aspectos marcantes da ocupação do solo nas cidades brasileiras é a existência de glebas e de terrenos vagos em áreas urbanizadas. Pode-se afirmar que quanto maior for a retenção de terras para fins especulativos e mais rarefeita for a ocupação do espaço urbano, maiores serão os custos para a oferta de serviços públicos à população das cidades.

A( ) V – V – F – F
B( ) F – V – V – V
C( ) V – F – V – F
D( ) F – V – F – V
E( ) F – F – V – V

Mais conteúdos dessa disciplina