Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Com base nos dados apresentados na tabela 1, avalie as afirmativas abaixo: I – A frequência de óbitos foi significativamente maior entre as mulheres, aqueles que apresentavam doença cardíaca e de cor branca. II – A taxa de letalidade é a medida do risco de óbito entre os doentes, expressando a gravidade de uma doença, podendo ser calculada com base no número de óbitos e de casos de um problema de saúde. III – A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.

(alternativa A) I e II.
(alternativa B) (CORRETA) II e III.
(alternativa C) I.
(alternativa D) I e III.
User badge image
Estudando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – A frequência de óbitos foi significativamente maior entre as mulheres, aqueles que apresentavam doença cardíaca e de cor branca. Não podemos confirmar essa afirmativa sem os dados da tabela 1, então não podemos considerá-la verdadeira. II – A taxa de letalidade é a medida do risco de óbito entre os doentes, expressando a gravidade de uma doença, podendo ser calculada com base no número de óbitos e de casos de um problema de saúde. Esta afirmativa está correta. III – A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Esta afirmativa também está correta. Com base na análise, as afirmativas II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: B) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi realizado um estudo com 10.537 idosos para estimar a prevalência e os fatores associados à queda grave na população geriátrica brasileira. A prevalência de queda grave foi de 7,5% (IC95%: 6,7-8,3), e as probabilidades preditas para a ocorrência do evento estão demonstradas na tabela a seguir: *Comorbidades: hipertensão arterial, diabetes, infarto, angina, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica. **ABVD: Atividades Básicas da Vida Diária ***Uso de bengala, muleta, cadeira de rodas, andador ou qualquer outro equipamento. Adaptado de: Amorim, Juleimar Soares Coelho de et al. Prevalência de queda grave e fatores associados em idosos brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2021, v. 26, nº. 01 [Acessado 15 setembro 2022], pp. 185-196. Disponível em: . Os resultados da pesquisa demonstram que:

(alternativa A) (CORRETA) o perfil com maior probabilidade de quedas é representado por mulheres de 80 anos ou mais que possuem comorbidades, alterações do sono, limitações para realização das ABVD e dificuldades de deambulação.
(alternativa B) a significância estatística do perfil com menor probabilidade de ocorrência de queda grave é nula, uma vez que os resultados do IC passam pelo 1, não existindo diferença entre os grupos estudados.
(alternativa C) o exame dos membros inferiores apresentou pouco valor para estimar a probabilidade de ocorrência de queda grave, pois as alterações da marcha não constituíram um fator de risco para quedas no grupo estudado.
(alternativa D) as mulheres representam o grupo com menor probabilidade de ocorrência de queda grave, demonstrando que as alterações do metabolismo de cálcio não representaram um fator de risco para quedas.

As glândulas suprarrenais apresentam um córtex externo e uma medula centralmente localizada. O córtex é divido em três regiões responsáveis pela secreção de mineralocorticoides, glicocorticoides e androgênios. Sobre os glicocorticoides, analise as assertivas a seguir:

I. O cortisol, glicocorticoide mais importante, é liberado pelas células da zona glomerulosa, camada mais superficial e espessa do córtex na suprarrenal. O controle da secreção de cortisol se dá pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e o estresse é um importante estímulo para liberação desse hormônio.

II. Os glicocorticoides apresentam um efeito metabólico importante na elevação na glicemia, pois estimulam a gliconeogênese nas células hepáticas e causam resistência à insulina reduzindo a translocação dos transportadores de glicose GLUT 4 para a membrana celular de células como as musculares esqueléticas.

III. O metabolismo de lipídeos e proteínas é afetado pelos glicocorticoides que promovem a lipólise, mobilizando ácidos graxos do tecido adiposo, e a proteólise. A degradação de proteínas celulares aumenta a concentração de aminoácidos no plasma, os quais podem ser utilizados na gliconeogênese.

IV. O cortisol atua na redução do processo inflamatório de diversas maneiras: diminuindo a permeabilidade dos capilares, reduzindo a migração de leucócitos para a área inflamada, reduzindo a reprodução de linfócitos e a produção de citocinas e estabilizando as membranas dos lisossomos.

É correto apenas o que se afirma em:

(alternativa A) (CORRETA) II, III e IV.
(alternativa B) I, II e III.
(alternativa C) I e II.
(alternativa D) III e IV.

Como outros vírus de RNA, o SARS-CoV-2, causador da COVID-19, embora se adapte aos seus novos hospedeiros humanos, é propenso à evolução genética com o desenvolvimento de mutações ao longo do tempo. Esse processo resulta em variantes mutantes que podem ter características diferentes de suas cepas ancestrais. Diversas dessas variantes foram descritas durante esta pandemia, entre as quais apenas algumas são consideradas variantes preocupantes pela OMS. Apesar da velocidade sem precedentes do desenvolvimento de vacinas para o enfrentamento do SARS-CoV-2 e dos robustos esforços globais de vacinação em massa, incluindo reforços de vacinas, o surgimento dessas novas variantes do SARS-CoV-2 ameaça anular o progresso significativo feito até agora na limitação da propagação dessa doença. Assim, o uso de máscaras e medidas de proteção ainda são cruciais.

Com base no texto acima, conclui-se que trata-se de uma pandemia já que há ocorrência:

(alternativa A) em comunidades fechadas ou limitadas geograficamente, tais como quartéis, escolas, hospitais e asilos.
(alternativa B) (CORRETA) em larga distribuição espacial, além disso, pode ser tratada como uma série de epidemias localizadas em diferentes regiões e que ocorrem em vários países ao mesmo tempo.
(alternativa C) em uma comunidade ou região de um grupo de doenças de natureza similar, excedendo claramente a expectativa normal, derivada de uma fonte comum de propagação.
(alternativa D) coletiva de determinada doença, que no decorrer de um largo período histórico, acomete grupos humanos distribuídos em espaços delimitados e caracterizados.

O repórter esportivo no intervalo da final do campeonato estadual de futebol, dá a notícia que o melhor atacante do time favorito ao título, sofreu uma lesão no joelho durante o primeiro tempo do jogo e precisou ser retirado do campo imediatamente. O médico do esporte que acompanha o time suspeita que o atacante sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho e que pode ter sido uma ruptura total do LCA. Diante do caso e da imagem abaixo, analise as assertivas a seguir:

I – O joelho é basicamente uma articulação sinovial do tipo gínglimo, que possibilita a flexão e a extensão; todavia, os movimentos em dobradiça são combinados com o deslizamento e rolamento e com a rotação em torno de um eixo vertical.

II - A articulação do joelho consiste em três articulações: duas articulações femorotibiais (lateral e medial) entre os côndilos laterais e entre os côndilos mediais do fêmur e da tíbia e uma articulação femoropatelar intermédia entre a patela e o fêmur.

III - O músculo mais importante na estabilização da articulação do joelho é o grande músculo quadríceps femoral, particularmente as fibras inferiores dos músculos vasto medial e vasto lateral que estão localizados na porção posterior da coxa.

IV - Os ligamentos cruzados unem o fêmur e a tíbia, cruzando-se obliquamente dentro da cápsula articular, à semelhança da letra X. O LCA impede o deslocamento posterior do fêmur sobre a tíbia e a hiperextensão da articulação do joelho.

V- Os meniscos são lâminas de fibrocartilagem em forma de meia-lua, situadas na face articular do fêmur, que aprofundam a superfície e que desempenham um papel na absorção de choque.

Está correto o que se afirma em:

(alternativa A) II, III, IV e V
(alternativa B) (CORRETA) I, II e IV
(alternativa C) I, II e III
(alternativa D) I, III e V

Mais conteúdos dessa disciplina