Logo Passei Direto
Buscar
Marque o que não se comprova no segmento transcrito a seguir: “Por obrigação profissional e por obsessão nas horas vagas, costumo conversar muito sobre livros”.

(A) A frase está estruturada com hipérbato ou inversão.
(B) A palavra: “obrigação” está escrita com encontro consonantal e ditongo nasal.
(C) A expressão “nas horas vagas” tem sentido adverbial de tempo, formado de contração prepositiva, substantivo e adjetivo no feminino plural.
(D) A única oração do segmento está escrita com sujeito elíptico; verbos de primeira conjugação formando locução verbal; antítese de pouco; preposição essencial dissílaba paroxítona com encontro consonantal, e um dissílabo paroxítono que tem “biblioteca” como seu coletivo.
(E) A frase está escrita com exemplo de gradação e pleonasmo vicioso.
User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não se comprova no segmento transcrito. (A) A frase está estruturada com hipérbato ou inversão. - A frase realmente apresenta uma inversão, então essa afirmação é verdadeira. (B) A palavra: “obrigação” está escrita com encontro consonantal e ditongo nasal. - A palavra "obrigação" tem um encontro consonantal (br) e um ditongo nasal (ão), então essa afirmação é verdadeira. (C) A expressão “nas horas vagas” tem sentido adverbial de tempo, formado de contração prepositiva, substantivo e adjetivo no feminino plural. - A expressão realmente tem sentido adverbial de tempo e é formada por uma preposição (nas), um substantivo (horas) e um adjetivo (vagas), então essa afirmação é verdadeira. (D) A única oração do segmento está escrita com sujeito elíptico; verbos de primeira conjugação formando locução verbal; antítese de pouco; preposição essencial dissílaba paroxítona com encontro consonantal, e um dissílabo paroxítono que tem “biblioteca” como seu coletivo. - Essa afirmação é complexa e parece conter erros, como a menção a "antítese de pouco" e "um dissílabo paroxítono que tem 'biblioteca' como seu coletivo", que não se aplicam ao trecho. (E) A frase está escrita com exemplo de gradação e pleonasmo vicioso. - Não há exemplos claros de gradação ou pleonasmo vicioso no trecho, então essa afirmação é falsa. Dessa forma, a alternativa que não se comprova no segmento é a (D), pois contém informações que não se aplicam corretamente ao texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina