Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Nesse contexto, qual o fio condutor de sua obra?

A O fio condutor de sua obra é o questionamento do ser e o estar no mundo e a análise do humano, resultando desse fazer o romance introspectivo.
B Suas personagens estão envolvidas com o futuro, quando, de repente, são tomadas por algo que as faz estremecer que as impede de embarcar numa viagem interior, que de maneira inevitável contribui para uma transformação radical, sendo a paixão, nas suas várias acepções, fundamental para esse fio condutor de sua obra no processo de aceitação da realidade ficcional.
C As personagens de Lispector são perpassadas pela sensibilidade, cujos sentimentos de solidão, de culpa e de abandono, por vezes, colocando-as em contato com o mal e a inveja, como fio condutor de sua obra.
D O romance causa no leitor uma impressão de introspecção como fio condutor de ficção.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar o fio condutor da obra mencionada, é importante analisar cada alternativa em relação ao que se sabe sobre a autora e suas temáticas. A) Fala sobre o questionamento do ser e do estar no mundo, além da análise do humano, resultando em um romance introspectivo. Essa descrição é bastante abrangente e se alinha com a obra de autores que exploram a condição humana. B) Refere-se a personagens que são tomadas por algo que as impede de embarcar numa viagem interior, focando na paixão como um elemento transformador. Embora interessante, não parece ser o fio condutor principal. C) Menciona sentimentos de solidão, culpa e abandono, que são temas recorrentes na obra de Clarice Lispector, mas não necessariamente como fio condutor. D) Fala sobre a impressão de introspecção que o romance causa no leitor, mas não aborda diretamente o fio condutor da obra. Analisando as opções, a alternativa que melhor representa o fio condutor da obra, especialmente se considerarmos a obra de Clarice Lispector, é a) O fio condutor de sua obra é o questionamento do ser e o estar no mundo e a análise do humano, resultando desse fazer o romance introspectivo. Portanto, a resposta correta é a)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O regionalismo literário também teve reflexos no sul do Brasil, expressando as condições geográficas e econômicas de um local quase extremado, banhado pelo rio que serviu de acesso ao estado, bem como a fronteira que facilitou a invasão de outros povos e influenciou a região do Prata. Como escritor dessa região, citamos Érico Veríssimo (1905-1975), autor de crônicas, contos e romances. Dentre suas obras, vale ressaltar o romance histórico, representado pela trilogia O Tempo e o Vento, uma obra que abrange três volumes – O Continente, O Retrato e O Arquipélago. O conteúdo deste livro aborda os acontecimentos dos duzentos anos da história do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1745 e 1945. Sobre essa trilogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A obra de Veríssimo não descreve somente questões sociopolíticas e econômicas do Rio Grande do Sul, mas reflete sobre o significado da existência, pelo confronto estabelecido dentro da narrativa entre duas forças antagônicas.

( ) O tempo, que dá ideia de passagem e destruição. É elemento dominante, pois tudo é submetido a sua ação e, desse modo, por expressar a força de trabalho, está relacionado aos homens.

( ) O vento, por sua vez, oferece uma conotação de repetição e continuidade. Representa simbolicamente as mulheres que são a resistência humana em face às guerras e ao instinto.

( ) As personagens femininas desse romance, através da memória, restabelecem lembranças dos que já se foram e a ação de lembrar o passado – idas e vindas no tempo da memória – pode ser comparada ao movimento do vento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Leia atentamente o fragmento a seguir:

O mulato

"Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito e, por vezes, lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.

Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.

— Mulato!

Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue. O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista.

Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A Ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
B Mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens e mulheres.
C Apresenta os homens e as mulheres melhores do que eram no século XIX.
D Relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.

Mais conteúdos dessa disciplina