Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
É perceptível que o Realismo buscava a verossimilhança para comunicar a realidade da forma mais natural possível, o que, em muitas ocasiões, causava estranheza e repúdio para o leitor. O que se leu sobre o contexto histórico do período realista, destaca as muitas diversidades em seus textos.

No que diz respeito ao Realismo, assinale a alternativa INCORRETA:

A Atitude mais contida que a do Romantismo.
B Finalidade subjetiva da emoção na prosa.
C Causa e efeito é preocupação do autor.
D As causas e circunstâncias são importantes.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é INCORRETA em relação ao Realismo: A) Atitude mais contida que a do Romantismo. - Correto. O Realismo realmente apresenta uma atitude mais contida e objetiva em comparação ao Romantismo, que é mais emotivo e subjetivo. B) Finalidade subjetiva da emoção na prosa. - INCORRETO. O Realismo busca a objetividade e a verossimilhança, não priorizando a subjetividade e a emoção como o Romantismo. C) Causa e efeito é preocupação do autor. - Correto. O Realismo se preocupa em mostrar as relações de causa e efeito nas histórias, refletindo a realidade de forma lógica. D) As causas e circunstâncias são importantes. - Correto. O Realismo valoriza as causas sociais e circunstâncias que influenciam os personagens e suas ações. Portanto, a alternativa INCORRETA é: B) Finalidade subjetiva da emoção na prosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O regionalismo literário também teve reflexos no sul do Brasil, expressando as condições geográficas e econômicas de um local quase extremado, banhado pelo rio que serviu de acesso ao estado, bem como a fronteira que facilitou a invasão de outros povos e influenciou a região do Prata. Como escritor dessa região, citamos Érico Veríssimo (1905-1975), autor de crônicas, contos e romances. Dentre suas obras, vale ressaltar o romance histórico, representado pela trilogia O Tempo e o Vento, uma obra que abrange três volumes – O Continente, O Retrato e O Arquipélago. O conteúdo deste livro aborda os acontecimentos dos duzentos anos da história do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1745 e 1945. Sobre essa trilogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A obra de Veríssimo não descreve somente questões sociopolíticas e econômicas do Rio Grande do Sul, mas reflete sobre o significado da existência, pelo confronto estabelecido dentro da narrativa entre duas forças antagônicas.

( ) O tempo, que dá ideia de passagem e destruição. É elemento dominante, pois tudo é submetido a sua ação e, desse modo, por expressar a força de trabalho, está relacionado aos homens.

( ) O vento, por sua vez, oferece uma conotação de repetição e continuidade. Representa simbolicamente as mulheres que são a resistência humana em face às guerras e ao instinto.

( ) As personagens femininas desse romance, através da memória, restabelecem lembranças dos que já se foram e a ação de lembrar o passado – idas e vindas no tempo da memória – pode ser comparada ao movimento do vento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Leia atentamente o fragmento a seguir:

O mulato

"Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito e, por vezes, lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.

Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.

— Mulato!

Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue. O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista.

Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A Ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
B Mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens e mulheres.
C Apresenta os homens e as mulheres melhores do que eram no século XIX.
D Relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.

Mais conteúdos dessa disciplina