Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Considere as seguintes afirmativas sobre esse texto: I. Marco Aurélio nos diz que a morte é um grande mal. II. Segundo Marco Aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer. III. Segundo Marco Aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana. IV. Para Marco Aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela. V. Para Marco Aurélio, só a fé em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte. VI. Para Marco Aurélio, o homem participa de uma realidade divina. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Somente a afirmativa IV está correta.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa sobre o texto relacionado a Marco Aurélio: I. Marco Aurélio nos diz que a morte é um grande mal. Falso, Marco Aurélio, em suas obras, geralmente aborda a morte como uma parte natural da vida e não a considera um grande mal. II. Segundo Marco Aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer. Falso, ele enfatiza a importância da virtude e da sabedoria, não a busca por fama, riqueza ou prazer. III. Segundo Marco Aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana. Falso, ele não defende a fama como um meio de transcender a finitude. IV. Para Marco Aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a visão estoica de Marco Aurélio sobre a morte e a filosofia. V. Para Marco Aurélio, só a fé em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte. Falso, Marco Aurélio era um filósofo estoico e não se baseava na fé cristã. VI. Para Marco Aurélio, o homem participa de uma realidade divina. Verdadeiro, ele acreditava na conexão do homem com a razão universal, que pode ser vista como uma realidade divina. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são IV e VI. Portanto, a alternativa correta é: c) Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

005 ENEM – 2018 - A quem não basta pouco, nada basta. EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
A) Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
B) Justiça, interpretada como retidão de caráter.
C) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.
D) Esperança, tida como confiança no porvir.
X E) Temperança, marcada pelo domínio da vontade.

Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque

a) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus.
b) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.
c) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.
d) por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
e) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.

Mais conteúdos dessa disciplina