Segundo Leite (2009), a movimentação reversa representa que tipo de fase, em relação a um grande processo que nasce nas fontes de materiais utilizados na fabricação de produtos até as diversas formas possíveis para seu descarte ou reaproveitamento? Qual é a fase representada pela movimentação reversa? a) ( ) Fase inicial. b) (x) Fase intermediária. c) ( ) Fase final. d) ( ) As alternativas “a” e “b” estão corretas.
A Logística Reversa teve sua relevância no início da década de 1980, porém, mais tarde começou-se a falar sobre ela, visto que nesta época as pessoas começaram a se preocupar com os problemas ambientais, exigindo das empresas formas de preservar o meio ambiente. Em que ano começou-se a falar sobre a Logística Reversa? a) (x) 1990. b) ( ) 1995. c) ( ) 2000. d) ( ) 2005.
Descreva o que a Logística Reversa estuda.
Descreva do que trata a Logística Reversa e cite alguns exemplos de produtos da logística reversa.
Dentre os diversos benefícios alcançados com a Logística Reversa, apesar dos custos de estruturação do processo, podemos citar: Quais são os benefícios alcançados com a Logística Reversa? a) ( ) Proteção ao meio ambiente. b) ( ) Diminuição dos custos de retorno de materiais ao ciclo produtivo. c) ( ) Melhora da imagem da empresa perante o mercado. d) ( ) Aumento significativo nos lucros da empresa. e) (x) Todas as alternativas estão corretas.
Lacerda (2002) identifica alguns fatores críticos que contribuem positivamente para o desempenho do sistema de Logística Reversa. Quais são os fatores críticos identificados por Lacerda? a) ( ) Análise e avaliação de preços, distância entre fornecedores, tempo de entrega do produto ao seu destino. b) ( ) Operações de transporte e deslocamento, taxas de embarque, recebimento, conferência, estocagem e distribuição. c) (x) Controles de entrada, processos padronizados e mapeados, tempo de ciclos reduzidos, sistemas de informação, rede logística planejada, relações colaborativas entre clientes e fornecedores. d) ( ) Redução dos custos, etapas de aquisição da matéria-prima, produção do produto e a comercialização e distribuição do produto final.
Leite (2003) classifica a Logística Reversa em dois tipos. Quais são os dois tipos de Logística Reversa? a) ( ) Consumo e venda. b) (x) Pós-consumo e pós-venda. c) ( ) Pré-consumo e pré-venda. d) ( ) Consumo e pós-consumo.
Para se organizar um canal reverso de pós-consumo é necessário que se observe alguns fatores que lhe assegurem pleno funcionamento, com remuneração adequada a todas as etapas. Quais são as principais forças que impulsionam as soluções para um canal reverso de pós-consumo? a) ( ) O número de fornecedores parceiros e a qualidade dos materiais oferecidos. b) ( ) A quantidade possível de armazenagem e o tempo de distribuição necessário para atender aos fornecedores. c) ( ) O controle de consumo dos materiais e a definição dos materiais após o seu consumo. d) (x) Os preços das matérias-primas secundárias e a falta de espaço para descarte de materiais nos grandes centros urbanos.
A Logística Reversa vem contribuindo significativamente, em especial, com a gestão ambiental, onde existe uma grande concentração com o impacto ambiental do lixo plástico. Quais são os fatores de impacto do lixo plástico?