Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A Estimado em cerca de 23 milhões, em todo o mundo, o que faz do sikhismo a quinta maior religião mundial em número de adeptos. Cerca de 19 milhões vivem na Índia, concentrados, em sua maioria, no Panjab.
B O Templo Dourado, cuja decoração conta com ouro, mármore e pedras preciosas, se encontra em Amritsar, é símbolo de liberdade infinita e independência espiritual. Chamado de Guru Mandir Sahib, que significa “a casa de Deus”, desenvolve outras atividades, além dos rituais.
C Na Índia, em Amritsar, encontra-se o santuário, Harmandir Sahib, o mais importante lugar de culto dos sikhs e um dos mais antigos templos.
D O santuário de Harmandir Sahib (O Templo Dourado), foi construído com quatro entradas, que simboliza a capacidade de dar boas-vindas, a todas as religiões, para ouvir as orações pela paz.
E O templo, um lugar de culto para homens e mulheres de todas as posições sociais e de todas as religiões para, virem ao templo e adorar a Deus. Os visitantes devem cobrir a cabeça, tirar os sapatos e lavar os pés.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar a sequência correta das informações sobre o sikhismo e o Templo Dourado, vamos analisar cada alternativa: A) Fala sobre a quantidade de adeptos do sikhismo e sua concentração na Índia, especialmente no Panjab. É uma boa introdução ao tema. B) Descreve o Templo Dourado, sua decoração e simbolismo, além de mencionar suas atividades. É uma continuação lógica após a introdução. C) Menciona o Harmandir Sahib como o mais importante lugar de culto dos sikhs, o que complementa a informação sobre o Templo Dourado. D) Fala sobre as quatro entradas do santuário, simbolizando a inclusão de todas as religiões, o que é uma informação relevante e que se encaixa bem após a descrição do templo. E) Descreve as práticas dos visitantes no templo, o que é uma informação prática e que pode ser a conclusão do texto. A sequência lógica seria começar com a introdução (A), seguida pela descrição do templo (B), a importância do santuário (C), as características do santuário (D) e, por fim, as práticas dos visitantes (E). Portanto, a sequência correta é: A, B, C, D, E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem Religiões Indianas, Aula 6. Acerca de semelhanças encontradas nas práticas espirituais desenvolvidas pelas diversas tribos do nordeste e sul da Índia, e também, sobre aspectos distintos e diferentes de suas variadas vivências religiosas, analise as seguintes afirmativas:


I. As tribos Santal e Abor da região nordeste desenvolvem a crença em espíritos bons e em malignos, e ambas as tradições não realizam a cremação dos mortos.



II. As tribos Bhils e Gond tem desenvolvido cada vez mais a experiência da cremação dos mortos, em substituição ao ato de sepultar os falecidos. 



III. A tribo Santal entende a morte como uma experiência que transforma o espírito de forma bendita, enquanto que a tribo Todar enfatiza a realidade da vida e da morte, crendo na existência de dois mundos.



IV. A tribo Todar, que se localiza ao sul, realiza a cerimônia e o ato de cremação dos mortos, para que o corpo humano fique na natureza. 



V. A essência vital da vida do ser humano segue para estar na presença das divindades quando ocorre a morte, sendo essa uma doutrina pós-morte desenvolvida pela Tribo Gond. 


Estão corretas apenas as afirmativas:

AII, III e IVBII, III e VCI, III e VDI, III e IVEIII, IV e V

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-impresso (PDF) da disciplina RELIGIÕES DA ÍNDIA, AULA 5 DO TEMA 3 – DOUTRINA E CINCO OBRIGAÇÕES, assinale a assertiva, que corresponde aos sikhs, que cuidam do corpo como o lugar de habitação de Deus. Assinale a alternativa correta.

A Os sikhs cuidam do corpo, como o lugar de habitação de Deus, não fazem o uso de substâncias tóxicas e tabacos. Não se prendem a rituais, evitam o sofrimento, não comem a carne de animais, abatidos com sofrimento (Kutha), e não praticam o Jejum. Praticam a meditação (Naan japo); trabalhar e levar vida honesta (Kirat karni); fazer doações (Wand chakna); e SEVA – praticar trabalho comunitário.
B A religião possui três pilares que orientam a prática da doutrina, são eles: repetir o nome de deus, alcançar o sustento com o próprio esforço e a caridade.
C Os sikhs também acreditam na existência do karma, significa que as ações de uma vida refletirão na próxima, já que após a morte a alma migra para outro corpo.
D O sikhismo, prega que os homens estão separados de deus por serem egocêntricos, por isso ficam presos no ciclo de renascimento, somente com a libertação do egocentrismo, há a união com Deus.
E No nascimento, o nome vem do livro sagrado Guru Granth Sahib, aberto em uma página aleatória. Aos quinze anos, o fiel é batizado e deve seguir a rígida doutrina. Na morte, a cerimônia contém hinos e o corpo é cremado, e as cinzas são lançadas, em rios considerados sagrados.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-impresso (PDF) da disciplina RELIGIÕES DA ÍNDIA, AULA 5 DO TEMA 5 – OS DEZ GURUS, assinale a assertiva, que corresponde ao aspecto da reflexão e ensinamento, do Guru Nanak, o primeiro Guru, estabeleceu sobre a meditação. Assinale a alternativa correta.

A O segundo guru, com perseverança, tranquilidade, perdão e paciência nas qualidades do Guru Angad, com firmeza, na alegria e na tristeza. Diz, que o perdão deve brotar como um rio no coração, levando em conta as ações, com humildade.
B Guru Amar Das, diz que a igualdade é a qualidade, em expansão, ao ver a igualdade em todo o mundo, em todas as situações, ter cuidado com os demais e interesse por todos, valendo-se da mente positiva equilibrada.
C Guru Nanak foi o primeiro Guru, e revelou o que o verdadeiro yoga significa: a raiz yug, que significa unir, referindo-se à união do homem com Deus mediante a meditação. Os ensinamentos básicos de Guru Nanak foram de saber viver no mundo e, ao mesmo tempo, ter a mente conectada com a energia divina.
D A humildade, é uma qualidade, para orientar a vida, nas ações, assim poderá mudar a direção do próprio destino e as conexões, estabelecidas no centro de peregrinação espiritual.
E O quinto Guru Arjan, encorajou o comércio e a indústria entre os sikhs. Foi um Guru ativo, empreendedor e o primeiro Guru a se introduzir na política. E passou a ser visto como um líder espiritual tanto quanto um líder político.

Mais conteúdos dessa disciplina