Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-impresso (PDF) da disciplina RELIGIÕES DA ÍNDIA, AULA 6 DO TEMA 5 – JUDAÍSMO E PARSIS, assinale a assertiva, que corresponde ao judaísmo e os Parsis, que estão presentes, nas terras indianas. Assinale a alternativa correta.

A Os parsis são seguidores da tradição de Zaratustra, ou Zoroastro, que fundou uma religião na antiga Pérsia e no atual oeste do Irã por volta de 600 a.C. A tradição de Zaratustra é popularmente conhecida como zoroastrismo e chamada de masdeísmo.
B A tradição de Zaratustra, possui o princípio do dualismo: uma guerra constante entre o bem e o mal, a instalação da religião na Índia, se deu em um contexto de fuga do Irã, quando os árabes invadiram a região nos tempos de Maomé.
C A relação, dessas etnias que carregam vivas as heranças, mais antigas de suas culturas. A religião parsis é monoteísta, apesar dos conflitos, a Índia abrigou o Deus único do cristianismo, judaísmo e do islã.
D Uma afinidade una e plural está por toda a Índia, em busca da harmonia, mantendo suas peculiaridades, e seus deuses.
E O judaísmo está presente nas terras indianas com várias ramificações. Existem sinagogas por várias regiões, embora o judaísmo não exerça uma força como o islamismo e o cristianismo. Outra religião estrangeira é os Parsis, da tradição zoroaster, migraram no século VII, por conta da invasão dos muçulmanos ao Irã.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das assertivas: A) Os parsis são seguidores da tradição de Zaratustra, ou Zoroastro, que fundou uma religião na antiga Pérsia e no atual oeste do Irã por volta de 600 a.C. A tradição de Zaratustra é popularmente conhecida como zoroastrismo e chamada de masdeísmo. Verdadeiro, essa afirmação está correta. B) A tradição de Zaratustra possui o princípio do dualismo: uma guerra constante entre o bem e o mal, a instalação da religião na Índia se deu em um contexto de fuga do Irã, quando os árabes invadiram a região nos tempos de Maomé. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois o zoroastrismo é caracterizado pelo dualismo e a migração dos parsis para a Índia ocorreu devido à invasão árabe. C) A relação, dessas etnias que carregam vivas as heranças, mais antigas de suas culturas. A religião parsis é monoteísta, apesar dos conflitos, a Índia abrigou o Deus único do cristianismo, judaísmo e do islã. Parcialmente verdadeiro, a religião parsis é monoteísta, mas a afirmação é confusa e não se relaciona diretamente com a questão. D) Uma afinidade una e plural está por toda a Índia, em busca da harmonia, mantendo suas peculiaridades, e seus deuses. Essa afirmação é muito vaga e não se relaciona diretamente com o judaísmo ou os parsis. E) O judaísmo está presente nas terras indianas com várias ramificações. Existem sinagogas por várias regiões, embora o judaísmo não exerça uma força como o islamismo e o cristianismo. Outra religião estrangeira é os Parsis, da tradição zoroaster, migraram no século VII, por conta da invasão dos muçulmanos ao Irã. Verdadeiro, essa afirmação está correta e fornece informações relevantes sobre o judaísmo e os parsis na Índia. Analisando as opções, as alternativas A, B e E estão corretas. No entanto, a única alternativa que contém informações verdadeiras e relevantes sobre o judaísmo e os parsis é a alternativa E. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem Religiões Indianas, Aula 6. Acerca de semelhanças encontradas nas práticas espirituais desenvolvidas pelas diversas tribos do nordeste e sul da Índia, e também, sobre aspectos distintos e diferentes de suas variadas vivências religiosas, analise as seguintes afirmativas:


I. As tribos Santal e Abor da região nordeste desenvolvem a crença em espíritos bons e em malignos, e ambas as tradições não realizam a cremação dos mortos.



II. As tribos Bhils e Gond tem desenvolvido cada vez mais a experiência da cremação dos mortos, em substituição ao ato de sepultar os falecidos. 



III. A tribo Santal entende a morte como uma experiência que transforma o espírito de forma bendita, enquanto que a tribo Todar enfatiza a realidade da vida e da morte, crendo na existência de dois mundos.



IV. A tribo Todar, que se localiza ao sul, realiza a cerimônia e o ato de cremação dos mortos, para que o corpo humano fique na natureza. 



V. A essência vital da vida do ser humano segue para estar na presença das divindades quando ocorre a morte, sendo essa uma doutrina pós-morte desenvolvida pela Tribo Gond. 


Estão corretas apenas as afirmativas:

AII, III e IVBII, III e VCI, III e VDI, III e IVEIII, IV e V

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-impresso (PDF) da disciplina RELIGIÕES DA ÍNDIA, AULA 5 DO TEMA 3 – DOUTRINA E CINCO OBRIGAÇÕES, assinale a assertiva, que corresponde aos sikhs, que cuidam do corpo como o lugar de habitação de Deus. Assinale a alternativa correta.

A Os sikhs cuidam do corpo, como o lugar de habitação de Deus, não fazem o uso de substâncias tóxicas e tabacos. Não se prendem a rituais, evitam o sofrimento, não comem a carne de animais, abatidos com sofrimento (Kutha), e não praticam o Jejum. Praticam a meditação (Naan japo); trabalhar e levar vida honesta (Kirat karni); fazer doações (Wand chakna); e SEVA – praticar trabalho comunitário.
B A religião possui três pilares que orientam a prática da doutrina, são eles: repetir o nome de deus, alcançar o sustento com o próprio esforço e a caridade.
C Os sikhs também acreditam na existência do karma, significa que as ações de uma vida refletirão na próxima, já que após a morte a alma migra para outro corpo.
D O sikhismo, prega que os homens estão separados de deus por serem egocêntricos, por isso ficam presos no ciclo de renascimento, somente com a libertação do egocentrismo, há a união com Deus.
E No nascimento, o nome vem do livro sagrado Guru Granth Sahib, aberto em uma página aleatória. Aos quinze anos, o fiel é batizado e deve seguir a rígida doutrina. Na morte, a cerimônia contém hinos e o corpo é cremado, e as cinzas são lançadas, em rios considerados sagrados.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-impresso (PDF) da disciplina RELIGIÕES DA ÍNDIA, AULA 5 DO TEMA 5 – OS DEZ GURUS, assinale a assertiva, que corresponde ao aspecto da reflexão e ensinamento, do Guru Nanak, o primeiro Guru, estabeleceu sobre a meditação. Assinale a alternativa correta.

A O segundo guru, com perseverança, tranquilidade, perdão e paciência nas qualidades do Guru Angad, com firmeza, na alegria e na tristeza. Diz, que o perdão deve brotar como um rio no coração, levando em conta as ações, com humildade.
B Guru Amar Das, diz que a igualdade é a qualidade, em expansão, ao ver a igualdade em todo o mundo, em todas as situações, ter cuidado com os demais e interesse por todos, valendo-se da mente positiva equilibrada.
C Guru Nanak foi o primeiro Guru, e revelou o que o verdadeiro yoga significa: a raiz yug, que significa unir, referindo-se à união do homem com Deus mediante a meditação. Os ensinamentos básicos de Guru Nanak foram de saber viver no mundo e, ao mesmo tempo, ter a mente conectada com a energia divina.
D A humildade, é uma qualidade, para orientar a vida, nas ações, assim poderá mudar a direção do próprio destino e as conexões, estabelecidas no centro de peregrinação espiritual.
E O quinto Guru Arjan, encorajou o comércio e a indústria entre os sikhs. Foi um Guru ativo, empreendedor e o primeiro Guru a se introduzir na política. E passou a ser visto como um líder espiritual tanto quanto um líder político.

Mais conteúdos dessa disciplina