Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Leia atentamente as afirmacoes a seguir: I Entre as principais realizações na matemática chinesa, encontra-se chegar ao método de Hornes para soluções numéricas de equações algébricas e a resolução de sistemas de congruências pelo método atualmente consubstanciado no teorema chinês dos restos. II Entre as principais realizações na matemática chinesa, encontra-se a aplicação da regra de falsa posição dupla. III A influência da matemática ocidental só ocorreu na China com a chegada dos gregos ao país, no período Ming. Assinale a alternativa correta.

A) As afirmações I, II e III são falsas.
B) As afirmações I e II são verdadeiras, e a III é falsa.
C) As afirmações I e III são verdadeiras, e a II é falsa.
D) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
E) As afirmações II e III são verdadeiras, e a I é falsa.
User badge image
Desvendando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Entre as principais realizações na matemática chinesa, encontra-se chegar ao método de Hornes para soluções numéricas de equações algébricas e a resolução de sistemas de congruências pelo método atualmente consubstanciado no teorema chinês dos restos. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois o teorema chinês dos restos é uma importante contribuição da matemática chinesa. II. Entre as principais realizações na matemática chinesa, encontra-se a aplicação da regra de falsa posição dupla. Falsa, a regra de falsa posição é uma técnica que foi mais associada à matemática ocidental e não é uma realização típica da matemática chinesa. III. A influência da matemática ocidental só ocorreu na China com a chegada dos gregos ao país, no período Ming. Falsa, a influência da matemática ocidental começou antes do período Ming, com interações anteriores, como as influências árabes e outras. Agora, vamos resumir as análises: - I é verdadeira. - II é falsa. - III é falsa. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: B) As afirmações I e II são verdadeiras, e a III é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Adaptada - Cursos em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado têm-se voltado para o movimento denominado Educação Matemática nos quais são investigados temas vinculados a diversas linhas de pesquisa, nas diversas instituições de ensino. Assim, implementaram algumas diretrizes e campos de atuação para a investigação científica em História da Matemática como área de atuação dentro do programa de pós-graduação em Educação Matemática. Dentre vários argumentos favoráveis à introdução da História da Matemática no processo educacional como fator de melhoria no ensino da Matemática (BARONI, TEIXEIRA, NOBRE, 2004), destacamos que

A) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
B) o envolvimento dos alunos com projetos históricos impossibilita-os de desenvolver, além de sua capacidade matemática, o crescimento pessoal e habilidades como leitura, escrita, procura por fontes e documentos, análise e argumentação.
C) a história pode evidenciar que a matemática se limita a um sistema de regras e verdades rígidas, mas é algo humano e envolvente.
D) o estudo detalhado de exemplos históricos pode dar a oportunidade aos alunos de compreender que a matemática é guiada não apenas por razões utilitárias, mas também por interesses intrínsecos à própria matemática.
E) os estudantes podem entender que elementos como erros, incertezas, argumentos intuitivos, controvérsias e abordagens alternativas a um problema não são legítimos e não fazem parte do desenvolvimento da matemática.

Na história da Educação Matemática (EM), a partir da década de 1920, com o movimento “escolanovista”, surgiram aqueles que poderiam ser denominados de primeiros “educadores matemáticos” brasileiros, como Everardo Backheuser e Euclides Roxo. Nas décadas de 1940 e 1950, outros professores de Matemática se destacaram, mas Júlio César de Melo e Souza (Malba Tahan) se evidenciou pela qualidade e quantidade de publicações matemáticas com características diversas, tais como

A) romances; textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em diversos encontros brasileiros de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
B) romances; textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
C) romances; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em revistas brasileiras de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
D) textos de divulgação científica da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em diversos encontros brasileiros de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
E) textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em revistas brasileiras de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.

Mais conteúdos dessa disciplina