Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
Acerca do atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno com deficiência intelectual (...) o trabalho do professor é caracterizado, sobretudo, pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos (GONÇALVES, 2021). Dessa forma, são ações do trabalho do professor de AEE para o aluno com deficiência intelectual:

A) propiciar ao aluno com deficiência intelectual atuar no ambiente escolar e fora dele, levando em considerando que ele não terá dificuldades com essas questões.
B) propor intervenções educativas por meio de atividades baseadas na repetição e na memória.
C) elaborar para os professores de sala de aula os materiais didáticos e pedagógicos, considerando as necessidades específicas do aluno do ensino regular.
D) treinar o aluno a desenvolver atividades complexas onde o pensamento abstrato deva ser utilizado constantemente.
E) situações-problema que demandam do aluno a utilização de seu raciocínio para a resolução de um dado problema.
User badge image
Estudando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência intelectual, é importante considerar as práticas que realmente atendem às necessidades específicas desses alunos. Vamos analisar as alternativas: A) Propiciar ao aluno com deficiência intelectual atuar no ambiente escolar e fora dele, levando em consideração que ele não terá dificuldades com essas questões. - Esta opção é problemática, pois ignora as dificuldades que o aluno pode ter. B) Propor intervenções educativas por meio de atividades baseadas na repetição e na memória. - Embora a repetição possa ser uma estratégia, não é a única abordagem e pode não ser a mais eficaz para todos os alunos. C) Elaborar para os professores de sala de aula os materiais didáticos e pedagógicos, considerando as necessidades específicas do aluno do ensino regular. - Esta opção é válida, pois envolve a adaptação do ensino para atender às necessidades dos alunos. D) Treinar o aluno a desenvolver atividades complexas onde o pensamento abstrato deva ser utilizado constantemente. - Essa abordagem pode ser desafiadora para alunos com deficiência intelectual, que podem ter dificuldades com o pensamento abstrato. E) Situações-problema que demandam do aluno a utilização de seu raciocínio para a resolução de um dado problema. - Embora essa prática possa ser útil, pode não ser a mais adequada para todos os alunos com deficiência intelectual, dependendo do nível de dificuldade. A alternativa que melhor se alinha com o trabalho do professor de AEE, que deve considerar as necessidades específicas dos alunos e promover um ambiente de aprendizado adaptado, é a C): elaborar para os professores de sala de aula os materiais didáticos e pedagógicos, considerando as necessidades específicas do aluno do ensino regular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o professor do atendimento educacional especializado (AEE) e a sala de recursos, de acordo com as indicações de leituras do “BUSQUE POR MAIS”, é correto afirmar:

A) na sala de recursos, é estimulado o trabalho com pequenos grupos, propiciando melhor acompanhamento do aluno e contribuindo para trajetórias de aprendizagem mais individualizadas sob a supervisão de um professor com formação específica.
B) não está entre as atribuições do professor de AEE conexões/articulações entre ele e o professor regente de sala de aula regular que possibilite a abertura de espaço para a discussão curricular necessária nos processos inclusivos.
C) a escola regular não substitui a escola especial, por isso, a sala de recursos apesar de ser um direito, acaba sendo um instrumento meramente de apoio e não de desenvolvimento do aluno com deficiência ou necessidade educativa específica como um ser independente e completo.
D) o apoio especializado é complicado explorar alternativas diferenciadas de acesso ao conhecimento, pois o trabalho realizado na inclusão com as dinâmicas que possibilitam a reabilitação de barreiras e cura de deficiências já é bastante trabalhoso, para possibilitar aprendizagem de novas linguagens e no desenvolvimento da capacidade de observação e de auto-observação.
E) o caráter da educação especial como substitutiva à escolarização no ensino comum faz com que a sala de recursos assuma um protagonismo porque somente ela que pode se justificar por suas características funcionais.

Mais conteúdos dessa disciplina