Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
3. Falar de diversidade envolve também entender as multiculturas que vêm se tornando cada vez mais comuns na constituição das atuais sociedades. Assim, é importante compreender a diferença entre multicultural e multiculturalismo, pois são termos que envolvem as discussões pertinentes à diversidade e que divergem de acordo com a concepção de cada autor. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O multiculturalismo é uma dança folclórica que acontece somente na região nordeste no período do carnaval. II- O termo “multiculturalismo” é substantivo. Nunca se refere às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. III- Multicultural é um termo qualitativo e descreve as características sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade original. IV- O termo "multiculturalismo" é substantivo. Refere-se às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
Pedagogiando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O multiculturalismo é uma dança folclórica que acontece somente na região nordeste no período do carnaval. Falso, essa afirmação é incorreta, pois multiculturalismo não se refere a uma dança folclórica, mas sim a um conceito que envolve a convivência de diversas culturas em uma sociedade. II- O termo “multiculturalismo” é substantivo. Nunca se refere às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. Falso, essa afirmação é incorreta, pois o multiculturalismo, de fato, se refere às estratégias e políticas relacionadas à diversidade cultural. III- Multicultural é um termo qualitativo e descreve as características sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade original. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois descreve adequadamente o conceito de multicultural. IV- O termo "multiculturalismo" é substantivo. Refere-se às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o multiculturalismo envolve estratégias e políticas para lidar com a diversidade cultural. Com base nas análises, as sentenças III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: B) As sentenças III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. A complexidade que envolve cultura e educação vem sendo debatida quando se afirma que a cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. A cultura é uma produção. Tem sua matéria-prima, seus recursos e seu “trabalho produtivo”. Depende de um conhecimento da tradição enquanto “o mesmo em mutação” e de um conjunto efetivo de genealogias. Contudo, o que esse “desvio através de seus passados” faz é nos capacitar, através da cultura, a nos produzir a nós mesmos de novo, como novos tipos de sujeitos. Portanto, não é uma questão do que as tradições fazem de nós, mas daquilo que nós fazemos de nossas tradições. Paradoxalmente, nossas identidades culturais, em qualquer forma acabada, estão a nossa frente. A cultura não é uma questão de ontologia, de ser, mas de se tornar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Podemos dizer que a diversidade cultural no contexto escolar deve ser compreendida pelo mesmo viés, vinculado a tradições, porém, em processo de transformação na ação coletiva. Isto é, o aprendiz deve ser respeitado pela bagagem cultural que traz, mas no contato com o outro haverá novas formas de entender o mundo, criando laços culturais e ampliando significados de vida. ( ) Quando Habermas discute que ninguém pode edificar a sua própria identidade independentemente das identificações que os outros fazem dele, nos reforça que somos construídos por uma coletividade, e com isso devemos cuidar para que essa coletividade não sufoque ou discrimine um específico indivíduo. ( ) É isso que acontece quando entra em um grupo “homogêneo” alguém com características – sejam elas físicas ou culturais – diferentes. No caso de ser em ambiente escolar, deve o educador saber lidar com essa situação, não permitindo que rótulos ou discriminações façam parte de um grupo em formação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V.
B) F - F - V.
C) V - F - F.
D) F - V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina