Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
As passagens: “a gente vai no jogo” e “nem te avisam” passadas para a norma culta podem ser reescritas da seguinte forma:
a) “a gente vai ao jogo” e “nem o avisam”.
b) “nós vamos no jogo” e “nem avisam-no”.
c) “nós vamos no jogo” e “nem lhe avisam”.
d) “a gente vai para o jogo” e “nem avisam-no”.
e) “a gente vamos ao jogo” e “nem lhe avisam”.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as opções uma a uma, considerando a norma culta da língua portuguesa. 1. a) “a gente vai ao jogo” e “nem o avisam” - A primeira parte está correta, mas "o" não é a forma adequada para "te" na segunda parte. 2. b) “nós vamos no jogo” e “nem avisam-no” - A primeira parte está errada, pois "nós vamos no jogo" não é a forma culta adequada. A segunda parte também não está correta. 3. c) “nós vamos no jogo” e “nem lhe avisam” - A primeira parte está errada, mas a segunda parte está correta. 4. d) “a gente vai para o jogo” e “nem avisam-no” - A primeira parte está correta, mas a segunda parte não é a forma adequada. 5. e) “a gente vamos ao jogo” e “nem lhe avisam” - A primeira parte está errada, pois "vamos" não concorda com "a gente". A opção que melhor se adequa à norma culta é a c) “nós vamos no jogo” e “nem lhe avisam”, embora a primeira parte não esteja perfeita, a segunda parte está correta. Entretanto, se considerarmos a forma mais correta, a opção a) “a gente vai ao jogo” e “nem o avisam” é a que mais se aproxima da norma culta, mas a segunda parte ainda não está correta. Portanto, a resposta mais adequada, considerando a norma culta, é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com o texto, pode-se inferir que:
a) Por ser radical, o tratamento para a esclerose múltipla pode prejudicar a progressão da doença por tempo indeterminado, por isso nem todos os pacientes podem se beneficiar dela, pois correm risco de morte.
b) Os pacientes que apresentam sintomas de esclerose múltipla devem procurar um tratamento radical, pois, mesmo apresentando risco, esse tratamento beneficia todos os pacientes.
c) Embora radical, o tratamento para a esclerose múltipla pode interromper a evolução da doença por até cinco anos. No entanto, como a terapia pode oferecer risco, somente alguns pacientes se favorecem desse tratamento ou devem realizá-lo.
d) A esclerose múltipla pode ser interrompida por meio de um tratamento drástico, mas que não oferece risco de morte para os pacientes diagnosticados com essa doença.
e) Como a terapia para tratar a esclerose múltipla não traz tanto risco de matar o paciente, os pacientes devem realizar o tratamento o quanto antes para interromper a progressão da doença.

A palavra que no período “[...] pessoas que se submeteram ao procedimento, conhecido como transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas, [...]” só NÃO tem o mesmo valor na alternativa:
a) “[...] com uma ampla gama de sintomas que podem surgir e passar ao longo de muitos anos.”
b) “[...] provocando problemas que vão desde fadiga e fraqueza, passando por tremores e espasmos, [...]”.
c) “Com isso, acontecem “curto-circuitos” que perturbam e embaralham o fluxo de sinais entre o cérebro e o resto do corpo, [...]”.
d) “A conclusão é do primeiro estudo que acompanhou por um longo prazo [...]”.
e) “Estima-se que atualmente cerca de 2,3 milhões de pessoas sofrem com a esclerose múltipla em todo mundo.”

De acordo com o texto, a esclerose múltipla é uma das doenças neurodegenerativas mais devastadoras, e misteriosas, a atingir a Humanidade, contudo:
a) apesar de ter causa definida, é de difícil diagnóstico.
b) é de difícil diagnóstico por haver uma abrangente sucessão de sintomas que podem surgir e passar ao longo de muitos anos.
c) neste tipo de doença, o sistema imunológico da própria pessoa é atacado pela chamada bainha mielina, uma espécie de “revestimento” das fibras nervosas.
d) o difícil não é diagnosticar a doença, mas conter o sistema imunológico da pessoa para que este não seja atacado pela bainha mielina.
e) os sintomas não são visíveis, tendo em vista os “curto-circuitos” que perturbam e embaralham o fluxo de sinais entre o cérebro e o resto do corpo.

Ao abrir um dos documentos no Microsoft Word, Marcelo constatou que todas as linhas estavam sublinhadas em vermelho. Isso ocorre por quê?
a) O layout do teclado não está definido como ABNT.
b) O arquivo está corrompido.
c) O arquivo está infectado com vírus.
d) O sistema operacional está mal formatado.
e) O idioma definido para o documento Word está diferente do idioma que o texto do documento foi redigido.

Mais conteúdos dessa disciplina