Logo Passei Direto
Buscar
"Este foi o primeiro paisagista a romper os cânones tradicionais do Ecletismo, em obras deporte para o governo do Estado Novo. Sua obra, baseada em um sentimento nacionalista forte e formalmente diferenciada, se tornou ícone da modernidade de então, sendo o paisagista constantemente chamado para colaborar nos grandes projetos do período getulista e dos primórdios da Nova República, até sua morte na decada de 90".
A partir do trecho, podemos inferir que o(a) arquiteto(a) paisagista em questão seja:
A - Lota de Macedo
B - Lucio Costa
C - Rosa Kliass
D - Burle Marx
E - Auguste Glaziou
User badge image
Matematicamente

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Analisando o trecho apresentado, podemos identificar algumas pistas importantes sobre o paisagista mencionado: 1. Romper os cânones tradicionais do Ecletismo: Isso sugere que o paisagista trouxe uma nova abordagem, possivelmente mais moderna. 2. Sentimento nacionalista forte: Isso indica que o trabalho do paisagista estava ligado a uma identidade nacional, o que é uma característica marcante de alguns paisagistas brasileiros. 3. Colaboração em grandes projetos do período getulista e da Nova República: Isso nos dá uma pista temporal, indicando que o paisagista atuou principalmente durante o governo de Getúlio Vargas e nos anos seguintes. Agora, vamos analisar as opções: A - Lota de Macedo: Conhecida por seus projetos de urbanismo, mas não é a figura mais associada a essa ruptura com o Ecletismo. B - Lucio Costa: Arquiteto e urbanista, conhecido por seu trabalho em Brasília, mas não é especificamente um paisagista. C - Rosa Kliass: Uma importante paisagista, mas sua obra é mais recente e não se destaca tanto no período mencionado. D - Burle Marx: É amplamente reconhecido como um dos maiores paisagistas do Brasil, rompendo com o Ecletismo e trazendo uma nova linguagem paisagística, além de ter um forte sentimento nacionalista em suas obras. E - Auguste Glaziou: Um paisagista do século XIX, conhecido por seus projetos, mas não se encaixa no contexto do Estado Novo. Diante dessas análises, a opção correta é: D - Burle Marx.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir. “Durante os anos de 1970 e, principalmente, na década de 1980, existe uma conscientização pública mundial dos problemas ambientais em andamento durante todo o século. A partir desse momento, o olhar do público começa a se voltar para a vegetação nativa, como elemento a ser preservado e valorizado, e medidas públicas para a sua conservação são formalmente tomadas, em especial a partir da Constituição de 1988.” Fonte: MACEDO, S. S. Paisagismo brasileiro na virada do século: 1990-2010. São Paulo: Edusp. 2012, p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metodologia do projeto de paisagismo urbano, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dentre os critérios de seleção vegetal das espécies, o olhar voltado para os fatores estéticos auxilia na manutenção do equilíbrio ambiental local.
Porque:
II. Os atributos funcionais preservativos visam a atração e a preservação da microfauna, a preservação das áreas íngremes e de drenagem natural e o resgate de ecossistemas dentro de um contexto de sustentabilidade.
A - As asserções I e II são proposições falsas.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina