Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Na metade do século XIX, inicia-se a corrente reducionista e logo após inicia-se a organicista, analise as assertivas a seguir a respeito do assunto.
Assinale a alternativa correta a respeito das assertivas:
I. A corrente reducionista baseava as doenças nas alterações anatomopatológicas e bioquímicas do cérebro, baseando-se em estudos cerebrais para explicar as perturbações.
II. Esta ocupação terapêutica esteve vinculada ao tratamento da moral, que teve seu declínio no século XIX, retorna e continua até o início do século XX, quando inicia a corrente organicista baseada na etiologia anatômica e bioquímica da doença.
III. O organicismo representa uma tendência do pensamento que constrói sua visão do mundo sobre um modelo orgânico e tem origem na filosofia idealista.
IV. A filosofia organicista dizia que a ocupação de doentes tinha como objetivo a redução de sintomas clínicos, assim a terapia ocupacional, neste momento assume uma perspectiva em que às atividades profissionalizantes ficam pouco utilizadas e prioriza-se as atividades que minimizam comportamentos inadequados, atividades expressivas e construtivas.
a. Apenas I e IV estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas II e IV estão corretas
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Apenas I, II e IV estão corretas
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. A corrente reducionista baseava as doenças nas alterações anatomopatológicas e bioquímicas do cérebro, baseando-se em estudos cerebrais para explicar as perturbações. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a corrente reducionista realmente foca nas alterações físicas e bioquímicas para entender as doenças. II. Esta ocupação terapêutica esteve vinculada ao tratamento da moral, que teve seu declínio no século XIX, retorna e continua até o início do século XX, quando inicia a corrente organicista baseada na etiologia anatômica e bioquímica da doença. Falso, essa afirmativa é confusa e não reflete corretamente a transição entre as correntes. O tratamento moral não "retorna" de forma clara e a relação com a corrente organicista não é bem estabelecida. III. O organicismo representa uma tendência do pensamento que constrói sua visão do mundo sobre um modelo orgânico e tem origem na filosofia idealista. Falso, o organicismo não tem origem na filosofia idealista, mas sim em uma visão que considera os organismos como sistemas integrados, e não necessariamente ligado ao idealismo. IV. A filosofia organicista dizia que a ocupação de doentes tinha como objetivo a redução de sintomas clínicos, assim a terapia ocupacional, neste momento assume uma perspectiva em que às atividades profissionalizantes ficam pouco utilizadas e prioriza-se as atividades que minimizam comportamentos inadequados, atividades expressivas e construtivas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a abordagem da terapia ocupacional na perspectiva organicista. Com base nas análises, as assertivas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a. Apenas I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Relacionado a história do desenvolvimento da Terapia Ocupacional, analise as assertivas a seguir, e assinale a alternativa correta:
I. Em 1940, com as novas diretrizes e leis protecionistas criadas pelo movimento de reabilitação, dos quais faziam parte Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) que propunham implantação de serviços específicos para essa população, surge no Brasil novos programas para incapacitados físicos. II. Enquanto outros países, estavam voltados para a reabilitação pós-guerra, o Brasil ocupava-se com as doenças crônicas, deficiências congênitas e doentes ocupacionais, então, surgiu a partir desta demanda a terapia ocupacional no Brasil. III. Por volta de 1940, Nise da Silveira, que atuava no Centro Psiquiátrico Nacional, favoreceu tratamentos como eletrochoque e lobotomia, pois para ela a vida psíquica deveria ser pensada como processo constante de interação com aquilo que cerca cada ser humano. IV. Em 1940, a sociedade civil com apoio do Rotary Internacional criou entidades para pessoas com deficiências físicas e mentais, dentre as quais estão as APAES (associação de pais e amigos dos excepcionais) e as sociedades Pestalozzi, devido ao grande surto de poliomielite.
a. Apenas I e IV estão corretas
b. Todas as alternativas estão corretas
c. Apenas I, II e IV estão corretas
d. Apenas I e II estão corretas
e. Apenas I e III estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina