Logo Passei Direto
Buscar
Aprender uma segunda língua requer muitos desafios. Especialmente para alunos surdos, existem alguns componentes da própria literacia que geram dificuldades particulares no desenvolvimento da linguagem.
Sobre a literacia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Gramática, decodificação de palavras e vocabulário são os três componentes da leitura que evidenciam oferecer maior dificuldades para alunos surdos.
( ) Há uma dificuldade real encontrada por leitores e crianças surdas na decodificação de palavras polimorfêmicas mais complexas.
( ) A decodificação de palavras e o reconhecimento de morfemas, em alguns idiomas, é apoiado pelo uso de fala com pistas tanto em casa como na escola.
( ) O ensino da leitura para alunos surdos deve concentrar-se em sub-habilidades individuais e evitar abordagens mais globais.
A F - F - F - V.
B V - F - F - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a literacia e o aprendizado de uma segunda língua para alunos surdos: ( ) Gramática, decodificação de palavras e vocabulário são os três componentes da leitura que evidenciam oferecer maior dificuldades para alunos surdos. É verdadeira (V). Esses componentes são fundamentais na leitura e, de fato, apresentam desafios significativos para alunos surdos. ( ) Há uma dificuldade real encontrada por leitores e crianças surdas na decodificação de palavras polimorfêmicas mais complexas. É verdadeira (V). A decodificação de palavras polimorfêmicas pode ser desafiadora para alunos surdos, pois envolve a compreensão de morfemas e suas combinações. ( ) A decodificação de palavras e o reconhecimento de morfemas, em alguns idiomas, é apoiado pelo uso de fala com pistas tanto em casa como na escola. É verdadeira (V). O uso da fala e de pistas visuais pode ajudar na decodificação e no reconhecimento de morfemas, especialmente em ambientes bilíngues. ( ) O ensino da leitura para alunos surdos deve concentrar-se em sub-habilidades individuais e evitar abordagens mais globais. É falsa (F). O ensino da leitura deve considerar uma abordagem mais global, integrando diferentes habilidades e contextos, em vez de se concentrar apenas em sub-habilidades isoladas. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Última PROVA Múltiplas dimensões e contextos afetam e influenciam a aprendizagem. A psicologia da educação nos possibilita compreender como isso ocorre. Entre os contextos ou ambientes que influenciam e possibilitam o processo de aprender, o ambiente social tem um papel importante. Sobre os aspectos da esfera social que influenciam no processo de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Ruídos e ventilação.
( ) Ambiente pedagógico.
( ) Qualidade na linguagem.
( ) Condição das interações.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - V.

Há uma tendência de que o conhecimento de vocabulário de alunos surdos seja menos rico, comparado aos seus pares ouvintes. Além disso, é provável que os contextos, nos quais as palavras são encontradas pelos alunos surdos, sejam menores em quantidade e complexidade. Desse modo, percebemos que muitos alunos surdos têm dificuldade particular com palavras que têm múltiplos significados.
Diante desse desafio, alguns pesquisadores sugerem certas intervenções que podem auxiliar o aluno surdo. Sobre estas intervenções, assinale a alternativa CORRETA:
a) Deve-se ensinar novas palavras a alunos surdos usando vários sentidos e situações.
b) Deve-se evitar o uso de vídeos que mostrem variações e mudanças sutis de significados no ensino de língua de sinais.
c) Deve-se organizar sinais por suas formas de mão e não por seus significados.
d) Deve-se simplesmente dar listas de vocabulário ou focar em significados únicos.

Todas as pesquisas sobre a aquisição da língua sugerem que as experiências anteriores ao início da educação formal são importantes para a aquisição básica da língua nativa, ou seja, é necessário compreender não somente se há um input dessa língua nativa, mas também a qualidade desse input. Quando pensamos nesse contexto para a aquisição da língua falada por crianças surdas, as pesquisas indicam uma variedade de dados bastantes ricos.
Sobre a aquisição da língua falada por crianças surdas, analise as sentenças a seguir:
I- É comum o atraso no desenvolvimento da língua falada até mesmo em crianças surdas que obtêm implantes cocleares e intervenções precoces.
II- É provável que a prevalência do Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) seja relativamente baixa em crianças surdas.
III- O funcionamento executivo e outras habilidades de processamento cognitivo desempenham um papel central nas habilidades de língua falada de crianças surdas.
IV- O grau de perda auditiva tem uma ligação direta e determinante no desenvolvimento da linguagem falada.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

As pesquisas apontam uma série de diferenças entre o funcionamento cognitivo típico de crianças com e sem perda auditiva. Um dos aspectos cognitivos investigados é o funcionamento executivo. Este geralmente se refere a um nível mais alto de funcionamento cognitivo que controla e utiliza atividades de nível inferior, como atenção e memória.
Sobre o perfil cognitivo dos alunos surdos referente ao funcionamento executivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O desenvolvimento de funções executivas não é estimulado em ambientes que são muito estruturados como ocorre com muitas criança surdas.
( ) Alunos surdos têm menos probabilidade do que os alunos ouvintes de saber como reparar erros perdidos ou erros de comunicação na leitura e na sala de aula.
( ) Pesquisas indicam que as elevadas consistências internas e consistências com o conhecimento do mundo afetam negativamente a compreensão em alunos surdos.
( ) O treinamento metacognitivo, como processo de visualização, pode ser efetivo para alunos surdos, incentivando o planejamento.
A V - V - F - V.
B V - F - F - F.
C F - V - V - F.
D F - V - F - V.

O dano ou obstrução em qualquer parte do ouvido pode resultar em uma perda auditiva. Podemos classificar perdas auditivas como condutivas ou como neurossensorais. Do mesmo modo podemos mensurar o grau de perda auditiva utilizando instrumentos e critérios de mensuração.
Sobre a perda auditiva, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma perda auditiva neurossensorial pode ocorrer por diversos fatores, como infecções do ouvido médio, ruptura do tímpano, malformação do ouvido externo, entre outros fatores.
II- Pode haver restauração da audição, em certa extensão, com o uso de aparelhos auditivos no caso de perda auditiva condutiva.
III- Quando células ciliadas da cóclea forem danificadas limitando a sua função pode ocorrer a perda auditiva condutiva.
IV- Uma perda auditiva significante para a aquisição da língua falada ocorre quando esta perda auditiva média é acima de 20 decibéis.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

O acesso total à língua fluente não ocorre para muitas crianças surdas durante os primeiros anos de vida. Além disso, ocorre uma menor frequência de interações sociais que poderiam auxiliar na aprendizagem de palavras. Esses fatores influenciam no entendimento do significado das palavras, ou seja, no desenvolvimento do vocabulário.
Sobre essas dificuldades apresentadas por alunos surdos, analise as afirmativas a seguir:
I- Há uma maior probabilidade, para crianças surdas com acesso menor à língua fluente, de compreender e usar substantivos concretos em vez de palavras abstratas.
II- Em caso de menor acesso à língua falada e escrita, as crianças surdas têm maior superaprendizagem de palavras individuais escritas.
III- As crianças surdas, com menor acesso à língua falada e escrita, realizam conexões associativas mais fortes e em maior quantidade com outras palavras.
IV- A língua de sinais não fornece acesso direto a significados de palavras escritas, como as palavras em si mesmas, o que é um desafio para a educação bilíngue.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O estudo do desenvolvimento da linguagem e das línguas, sua natureza, aquisição, estrutura, formas, sentidos e significados, oferecem um campo investigativo abrangente e complexo. Muitas são as contribuições contemporâneas sobre a linguagem e seu papel central em nosso desenvolvimento cognitivo.
Sobre o processo de desenvolvimento da linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem possui um caráter gerativo e simbólico, mesmo sendo processada em um conjunto finito de regras.
( ) Fonemas referem-se a palavras e partes significativas das palavras.
( ) Os domínios da pragmática no estudo da linguagem são os seus aspectos lexicais e os significados das palavras.
( ) As modalidades de expressão das linguagens e das línguas diferem, contudo, podemos encontrar uma arquitetura básica em todas as línguas.
a) V - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina