Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
[...] o nosso conhecimento adquiriu necessariamente a forma de um processo infinito que, aperfeiçoando o saber sobre diversos aspectos da realidade, analisada sob diferentes prismas e acumulando verdades parciais, não produz uma soma de conhecimentos, nem modificações puramente quantitativas do saber, mas transformações qualitativas da nossa visão da história.
Dentre as alternativas abaixo marque aquela que melhor explica com o texto acima.
A) Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas.
B) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.
C) Deve-se compreender a história apenas como a sequência factual dos principais acontecimentos ocorridos ao longo tempo.
D) O historiador deve valer-se das interpretações ao invés dos fatos.
E) O historiador deve deter-se na compreensão eventos de natureza política, por serem suficientes para explicar os processos históricos.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao texto apresentado, que fala sobre o conhecimento como um processo infinito e a transformação qualitativa da visão da história. A) Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas. - Essa opção nega a validade das interpretações, o que não se alinha com a ideia de que o conhecimento é um processo que acumula verdades parciais. B) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização. - Esta opção reflete a ideia de que o conhecimento é acumulativo e que diferentes interpretações são válidas, alinhando-se bem com o texto. C) Deve-se compreender a história apenas como a sequência factual dos principais acontecimentos ocorridos ao longo do tempo. - Essa opção é muito restritiva e não considera a complexidade do conhecimento histórico, que é abordada no texto. D) O historiador deve valer-se das interpretações ao invés dos fatos. - Essa opção sugere uma negação dos fatos, o que não é o foco do texto. E) O historiador deve deter-se na compreensão de eventos de natureza política, por serem suficientes para explicar os processos históricos. - Essa opção limita a análise histórica a um único aspecto, o que não se alinha com a ideia de múltiplas interpretações e transformações qualitativas. A alternativa que melhor explica o texto é: B) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A transformação dos registros humanos em documentos históricos depende do trabalho do historiador e das problemáticas relevantes para o seu tempo e sociedade, cabendo a ele dar-lhes nova significação, inseri-los em novos contextos, interrogá-los a partir de temas de estudo e, enfim, realizar todo o trabalho subjetivo de construção de conhecimento subjacente.
A partir da leitura do trecho acima e da sua unidade de estudo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta, refletindo sobre que relação é possível estabelecer entre o texto didático e o documento histórico no trabalho com as fontes documentais no ensino de História?
I. O texto didático é necessário para a abordagem de temas abrangentes em uma linguagem acessível para o/a aluno/a.
II. O documento histórico pode propiciar o “prazer da descoberta” por meio de uma maior proximidade do/a aluno/a com os vestígios do passado.
A) A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
B) As duas assertivas são verdadeiras.
C) A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
D) As duas assertivas são falsas.
E) As alternativas são excludentes.

Podemos dizer que todos esses documentos são obras humanas, não sendo possível, segundo Bakhtin, lê-los ou compreendê-los como simples objetos ou coisas que exemplificam contextos.
A partir do excerto e do artigo, é correto afirmar que
A) os documentos analisados por Bakhtin devem ser considerados como uma realidade retratada que exemplifica um contexto estabilizado em seu sentido.
B) os documentos para os estudiosos da História precisam ser analisados exclusivamente pelos sujeitos sociais do período em que foi produzido.
C) o sentido original dos documentos não sofre mudanças ao longo do processo histórico e de interação dos sujeitos em diferentes contextos.
D) os documentos devem ser considerados simultaneamente originais e mutáveis a partir da interferência dos sujeitos em constante diálogo através do tempo.
E) os documentos para Bakhtin são caracterizados por sentidos uniformes independentemente das inúmeras leituras feitas no presente ou posteriormente.

Leia o trecho a seguir e responda: “O conceito de _____________ deve ser construído no ensino de história, visa a construção do “eu” e do “outro”, e a construção do eu e do “nós”, que tem lugar em diferentes contextos da vida humana e nos diferentes espaços de convívio.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna é
A) identidades.
B) sociedades.
C) temporalidade.
D) classes sociais.
E) cultura.

Quando o doente se acostuma ao seu estado de vigília, começavam a apagar-se da sua memória as lembranças da infância, em seguida o nome e a noção das coisas, e por último a identidade das pessoas e ainda a consciência do próprio ser, até se afundar numa idiotice sem passado.
Relacionando as consequências da epidemia de insônia que acometeu a Macondo de Cem anos de solidão com as implicações que o presentismo traz para a nossa experiência histórica atual, é correto afirmar que a função social do historiador na sociedade atual deve ser
A) fornecer à sociedade uma análise do passado eficiente para impedir futuras guerras e crises, bem como capaz de evitar catástrofes sociais.
B) extrair dos fatos, através dos documentos, as leis que regem os grupos humanos, explicando assim a configuração atual da sociedade.
C) promover uma reconstituição fiel do passado através do colecionamento de datas e fatos dispostos em ordem cronológica.
D) empreender um mapeamento científico dos acontecimentos passados de modo a orientar seguramente os homens no caminho a ser trilhado no futuro.
E) impedir que o presente seja vivido solitária e silenciosamente, estabelecendo-se como mediador de um diálogo entre os homens do presente e os do passado.

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o passado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...].
A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula. Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar que
A) apela-se, principalmente, para familiaridade e atratividade como forma de encantar o aluno e não exige conhecimento prévio do professor.
B) podem ser transformados em materiais didáticos, atentando-se às suas formas e linguagens específicas de produzir e veicular informações.
C) aponta para a inovação da introdução do cinema como material didático e sua importância por já estar inserido no cotidiano dos educandos.
D) no trabalho com a cultura material, o aluno deve se afastar da sua própria bagagem cultural para produzir uma análise criteriosa do objeto.
E) exigem pesquisa dos educandos, levando o ensino de História a um outro patamar e mostrando que fazer História prescinde de profissionais da área.

Mais conteúdos dessa disciplina