Logo Passei Direto
Buscar
Observe os tipos legais abaixo: I. Lei ordinária.II. Medida provisória.III. Sentenças normativas.IV. Convenção Coletiva de Trabalho.V. Acordo Coletivo de Trabalho. São Fontes de origem estatal as indicadas APENAS: A) IV e V. B) I, II e III. C) I, II e V. D) I e II.
User badge image
NATALY MATOS

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada um dos tipos legais mencionados: I. Lei ordinária - É uma fonte de origem estatal, pois é criada pelo Poder Legislativo. II. Medida provisória - Também é uma fonte de origem estatal, pois é editada pelo Presidente da República e tem força de lei. III. Sentenças normativas - Essas são decisões de tribunais que estabelecem normas, mas não são consideradas fontes de origem estatal, pois decorrem de conflitos entre partes e não de um ato legislativo. IV. Convenção Coletiva de Trabalho - É um acordo entre sindicatos e empregadores, portanto, não é uma fonte de origem estatal, mas sim uma fonte de origem negocial. V. Acordo Coletivo de Trabalho - Assim como a convenção coletiva, é um acordo entre partes e não uma fonte estatal. Com base nessa análise, as fontes de origem estatal são apenas I e II. Portanto, a alternativa correta é: D) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo fonte do direito é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades.
Assim sendo, considerando-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta:
A As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
B Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional.
C A sentença normativa proferida em dissídio coletivo.
D As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria.

Com base nos enunciados previstos na CLT acerca de convenção e acordo coletivos, assinale a alternativa correta:
A As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
B Os empregados e as empresas que celebrarem contratos individuais de trabalho, estabelecendo condições contrárias ao que tiver sido ajustado em Convenção ou Acordo que lhes for aplicável, estarão passíveis de responder por processo crime.
C Os Acordos ou Convenções coletivos não possuem forma para sua celebração, podendo ser, inclusive, um acordo verbal.
D Convenção coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual no mínimo cinco sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho.

Levando-se em conta os fundamentos do direito coletivo do trabalho, assinale a alternativa correta:
A Para o cálculo do valor da hora suplementar, considera-se apenas o valor da hora normal, integrado por parcela de natureza salarial, não se computando os acréscimos previstos em acordo coletivo ou convenção coletiva.
B Caso o empregador estabeleça gratificação por tempo de serviço e, posteriormente, seja a mesma gratificação determinada em convenção coletiva da categoria, o empregado terá direito ao recebimento apenas da descrita na convenção coletiva, com exclusão da prevista em seu contrato de trabalho.
C É aplicável multa prevista em instrumento normativo — sentença normativa, convenção ou acordo coletivo — no caso de descumprimento de obrigação prevista em lei, ainda que a norma coletiva seja mera repetição de texto legal.
D É válida a cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho que contemple a supressão do intervalo intrajornada.

Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta.
Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem: I – Abertas.II – Fechadas.III – Difusas.IV – Dirigidas.
( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada.
( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais.
( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações.
( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas.
A IV – III – II – I.
B IV – III – I – II.
C III – II – IV – I.
D II – III – I – IV.

Com relação aos princípios do Direito do Trabalho, analise as assertivas a seguir:
Está correto o que consta APENAS em:
I. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988 não há mais razão para a velha discussão sobre a posição dos princípios entre as fontes do direito, porquanto os princípios fundamentais passam a ser fontes normativas primárias do nosso sistema.
II. O art. 442 da CLT, ao estatuir que o contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego, insculpe o princípio da primazia da realidade, ao passo que o art.7º, inciso XXX da CF, ao proibir a discriminação em matéria de salários, exercício de funções e critérios de admissão, consagra o princípio da razoabilidade.
III. De acordo com o entendimento do TST, o ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego é consagrado pela Constituição Federal.
A. II e III
B. I e III
C. I e II
D. I

A Consolidação das Leis do Trabalho, no seu Título I − Introdução, prevê expressamente no art. 8º, algumas modalidades de fontes do Direito do Trabalho, por exemplo, a analogia.
Assinale a alternativa que não engloba uma fonte do Direito do Trabalho:
A) Usos e costumes.
B) Equidade.
C) Direito comparado.
D) Presunção jurídica.

Mais conteúdos dessa disciplina