Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: Paschoalin e Spadotto, a respeito da conotação, declaram que “o sentido conotativo ou figurado da palavra é criado pelas circunstâncias, pelo contexto em que se encontra a palavra. É um tipo de emprego em que a palavra fica sujeita a mais de uma interpretação”. Sobre denotação, afirmam que: “a denotação é o emprego da palavra no seu sentido usual”. Fonte: PASCOALIN, M. A.; SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. Ed. renovada. São Paulo: FTD. 2008, p. 498 e 499.
Leia a tirinha a seguir, analisando o uso de denotação e conotação. A partir da leitura do fragmento apresentado e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina sobre o uso conotativo e o uso denotativo das palavras, analise as afirmativas a seguir:
I. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso denotativo das palavras.
II. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso conotativo das palavras.
III. A fala do primeiro quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso figurado das palavras.
IV. A última fala do segundo quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso literal das palavras.
1. I e IV.
2. I e II.
3. II e III.
4. III e IV.
5. II e IV.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso denotativo das palavras. Para essa afirmativa ser verdadeira, a fala deve usar as palavras em seus sentidos usuais, sem figuras de linguagem. Precisamos verificar se isso é o caso. II. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso conotativo das palavras. Se a fala usa as palavras em um sentido figurado, essa afirmativa é verdadeira. III. A fala do primeiro quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso figurado das palavras. Se a fala realmente utiliza conotação, essa afirmativa é verdadeira. IV. A última fala do segundo quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso literal das palavras. Se a fala é clara e direta, sem figuras de linguagem, essa afirmativa é verdadeira. Sem o conteúdo da tirinha, não posso determinar a veracidade de cada afirmativa. No entanto, se considerarmos que a primeira fala é conotativa e a última fala é literal, a alternativa correta seria a que contém as afirmativas III e IV. Portanto, se a análise indicar que a primeira fala é conotativa e a última é literal, a alternativa correta seria: 4. III e IV. Se você puder fornecer mais detalhes sobre a tirinha, posso ajudar a confirmar a resposta!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os falantes da língua, de acordo com suas intenções comunicativas, podem fazer uso dos diferentes sistemas linguísticos, explorando a função utilitária ou a função estética da língua, conforme seus objetivos durante o envio das mensagens.
A partir dessas informações e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função utilitária.
I. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi um passo importante em direção à criação de uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países que tenham o português como língua oficial.
II. “Ao poeta Drummond, que mora mais além, a feira deve incomodar, porque grandes caminhões roncam sob sua janela, e o vozerio dos mercadores e freguesas perturba o seu sono matinal.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
III. “O poeta é mais adequado para ouvir as exclamações patéticas (‘os tomates estão pela hora da morte’) e tomar o pulso dos fatos concretos da mercancia local.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
IV. “As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos expressivos que se revelam pelo modo não convencional com que as palavras são trabalhadas.” (PASCOALIM, M. A. e SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo. FTD, 2008, p. 499)
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. II e III.
5. III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina