Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as diferenças entre mito e filosofia, é correto afirmar que:
A) A filosofia narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso; voltando-se para o passado. O mito, por sua vez, se preocupa com questões presentes e busca desconstruir os dogmas.
B) O mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
C) O mito se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, portanto busca apresentar justificativas objetivas sobre como o conhecimento é produzido. A filosofia, ao contrário, depende de um fundamento exterior e desconhecido.
D) Não há diferenças importantes entre mito e filosofia, pois ambos dependem dos dogmas.
E) A filosofia admite contradições e coisas incompreensíveis, logo se assemlha ao discurso mitológico.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as diferenças entre mito e filosofia: A) A filosofia narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso; voltando-se para o passado. O mito, por sua vez, se preocupa com questões presentes e busca desconstruir os dogmas. - Esta afirmação confunde os papéis de mito e filosofia. A filosofia não se limita a narrar o passado, mas busca entender a realidade de forma crítica. B) O mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. - Esta alternativa apresenta uma distinção clara entre mito e filosofia, destacando a abordagem sobrenatural do mito e a explicação racional da filosofia. C) O mito se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, portanto busca apresentar justificativas objetivas sobre como o conhecimento é produzido. A filosofia, ao contrário, depende de um fundamento exterior e desconhecido. - Essa afirmação não é precisa, pois a filosofia busca fundamentar o conhecimento de maneira racional e crítica, enquanto o mito não se preocupa com justificativas objetivas. D) Não há diferenças importantes entre mito e filosofia, pois ambos dependem dos dogmas. - Esta afirmação é incorreta, pois mito e filosofia têm abordagens e objetivos distintos. E) A filosofia admite contradições e coisas incompreensíveis, logo se assemlha ao discurso mitológico. - Essa afirmação é enganosa, pois a filosofia busca resolver contradições e entender a realidade de forma lógica, enquanto o mito aceita o fabuloso e o incompreensível. Após essa análise, a alternativa correta é: B) O mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha assertivas que são incorretas.
I. O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado memorial, longínquo e fabuloso; voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
II. O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
III. O mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos - úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.
IV. O mito se importava com contradições, com o fabuloso e o compreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia, ao contrário, admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, não exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; a autoridade da explicação vem da pessoa do filósofo, não da razão.
a) Apenas a I;
b) Apenas a II;
c) Apenas a I e a IV;
d) Apenas a II e a IV;
e) Apenas a I e a III.

Mais conteúdos dessa disciplina